Entrega oficial da unidade foi feita pelo governador Agnelo Queiroz. Essa é a primeira grande reforma do CS 7, que já deu início ao atendimento à população de Ceilândia

" /> Entrega oficial da unidade foi feita pelo governador Agnelo Queiroz. Essa é a primeira grande reforma do CS 7, que já deu início ao atendimento à população de Ceilândia

">

21/09/2011 às 03:00

Centro de Saúde 7 é reinaugurado

Entrega oficial da unidade foi feita pelo governador Agnelo Queiroz. Essa é a primeira grande reforma do CS 7, que já deu início ao atendimento à população de Ceilândia

Por


. Foto: Roberto Barroso

Suzano Almeida, da Agência Brasília

O governador Agnelo Queiroz reinaugurou na manhã desta quarta-feira (21/9) o Centro de Saúde 7 de Ceilândia. A unidade, que existe desde 1981, passou nos últimos oito meses por sua primeira grande reforma. O Governo do Distrito Federal investiu R$ 900 mil em obras e infraestrutura. Cerca de 40 mil moradores da região buscam atendimento no CS 7, localizado na QNO 10, no Setor “O”.

“Estamos entregando uma unidade ampliada e reformada. Assim, os profissionais terão condições dignas de atender com qualidade nossa população, principalmente na área que estamos dando mais prioridade que é a atenção primária”, declarou Agnelo Queiroz. O governador explica que esse reforço na atenção básica desafogará os hospitais da rede pública. “Grande número de pacientes se deslocam para os prontos-socorros, mesmo em casos não necessários. Devem ser atendidos aqui, em centros de saúde reestruturados como este, que temos a alegria de inaugurar hoje”, acrescentou.

Segundo o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, centros de saúde, Unidades de Pronto Atendimento e Unidades Básicas de Saúde formam o tripé do novo modelo de gestão da rede pública, baseado na atenção primária. “Este centro é estratégico, que se complementa com as duas UPAS que faremos em Ceilândia, e com as unidades básicas que virão para a cidade”, afirmou.

Melhorias – O Centro de Saúde 7 passou por renovação das redes elétrica, de informática e de áudio, além da troca do sistema hidráulico – as instalações agora são superiores, entre o forro e o telhado. A entrada ganhou uma varanda e houve pintura geral e reforma de todo o telhado e piso.  As obras também incluíram a troca dos reservatórios de água (de amianto para PVC), construção de rampa de acesso para pessoas com necessidades especiais e revisão da acessibilidade ao local. Ainda foram instalados novos computadores. As dependências ganharam armários e prateleiras e os banheiros, louças e divisórias de granito.

A área de abrangência do centro inclui as quadras QNO de 1 a 15, áreas especiais e Condomínio Privê. No local, são oferecidas consultas nas especialidades de clínica médica, pediatria, gineco/obstetrícia e odontologia.  A unidade também dispõe de programas para hipertensos, diabéticos, DST/Aids, automassagem, imunização, assistência ao idoso, planejamento familiar, tisiologia, saúde da mulher e da criança, entre outros.

Os pacientes que foram atendidos na manhã de hoje fizeram questão de acompanhar a solenidade de reinauguração, que também contou com a presença dos servidores da unidade e da regional de Saúde, secretários de Estado, parlamentares e lideranças comunitárias.

Novos investimentos

Durante entrevista após a inauguração do Centro de Saúde, o governador anunciou que Ceilândia será contemplada com a ampliação do metrô e com as obras do Veículo Leve sobre Pneus (VLP), dentre outros investimentos em infraestrutura. Confira os principais anúncios:

METRÔ

“A melhor notícia para Ceilândia é que nós vamos ampliar o metrô da cidade do final de Ceilândia Sul até o terminal do Setor “O”. Serão mais dois quilômetros que melhorarão bastante, já que nós vamos colocar mais carros, dando maior agilidade ao nosso metrô. Também vamos ampliar em mais dois quilômetros o terminal da Samambaia e outros dois em direção a Asa Norte.”

VLP

“Eu vou dar uma notícia em primeira-mão para vocês aqui de Ceilândia: vamos fazer uma via exclusiva de ônibus, que vai sair do Condomínio Sol Nascente, pegando Taguatinga, até a EPTG. Com isso teremos um fluxo exclusivo de ônibus, é o Veículo Leve sobre Pneus (VLP). Ele será muito mais rápido que o carro particular.”

CENTRO ADMINISTRATIVO

“Outra notícia de grande importância para a cidade será a construção do Centro Administrativo, que dará oportunidade de gerar emprego, renda e valorizar a região. Ele será localizado entre Ceilândia, Taguatinga e Samambaia. Então esse núcleo populacional, onde se encontra a maioria da população do DF, vai receber toda a parte administrativa do Governo do Distrito Federal. Tenho certeza que haverá um grande salto econômico para a cidade.”

CONDOMÍNIOS

“Vamos fazer investimentos no Condomínio Sol Nascente de R$ 250 milhões em urbanização, o que inclui saneamento básico, praças. Nós já começamos legalizando a primeira parte do condomínio, que está regularizada. Também vamos fazer isso com outras áreas, como o Pôr do Sol, que a população tem reclamado, e com razão, mas sabe que este é um governo que olha para quem mais precisa. Essas são as duas áreas que mais precisam, pelas dificuldades que se encontram lá, e a população terá apoio total.”