No primeiro dia de visita de monitoramento, governador apresenta projeto de Brasília para comissão da FIFA e do COL. Nesta sexta, eles acompanham obras do Estádio Nacional

" /> No primeiro dia de visita de monitoramento, governador apresenta projeto de Brasília para comissão da FIFA e do COL. Nesta sexta, eles acompanham obras do Estádio Nacional

">

22/09/2011 às 03:00

Copa do Mundo 2014

No primeiro dia de visita de monitoramento, governador apresenta projeto de Brasília para comissão da FIFA e do COL. Nesta sexta, eles acompanham obras do Estádio Nacional

Por


. Foto: Roberto Barroso

Victor Ribeiro

O governador do Distrito Federal e presidente do Comitê Organizador Brasília 2014, Agnelo Queiroz, está recebendo hoje (22/9) e amanhã (23/9) uma comissão da Federação Internacional de Futebol (FIFA) e do Comitê Organizador Local (COL). O grupo realiza a primeira Visita de Monitoramento de Estádios.

Nesse primeiro dia, a equipe participou de uma apresentação sobre o Estádio Nacional de Brasília, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A primeira exposição foi feita pelo governador Agnelo Queiroz, que exibiu vídeos ressaltando o papel da cidade como capital de todos os brasileiros, a infraestrutura oferecida e o fácil acesso às principais instalações.

“Dificilmente outra sede oferecerá num raio de três quilômetros todos os equipamentos fundamentais à realização de uma Copa do Mundo: rodoviária, hotéis, hospitais e o nosso estádio”, destacou Agnelo Queiroz, lembrando que a integração e a construção dessa infraestrutura respeitarão o tombamento e ocorrerão de forma sustentável. “Temos de continuar sendo um exemplo de cidade que cresce sem abrir mão de sua paisagem”, acrescentou.

O governador mostrou ainda os três estádios que podem ser usados para treinamento das equipes no Distrito Federal: Serejão (Taguatinga), Cave (Cruzeiro) e Bezerrão (Gama), sendo que esse último já está no padrão FIFA e os outros dois passam por reforma, já seguindo os parâmetros da Federação. O deslocamento entre os setores hoteleiros Norte e Sul até esses estádios pode ser feito em até 30 minutos.

O arquiteto responsável pelo projeto do Estádio Nacional de Brasília, Eduardo Castro Melo, esclareceu, em seguida, aspectos técnicos do estádio. “Nosso projeto cumpriu rigorosamente todas as recomendações dos cadernos técnicos da FIFA”, afirmou. O estádio terá duas configurações. Uma delas é a configuração legado, que será a padrão. A outra é a configuração evento, usada somente durante competições como a Copa do Mundo, a Copa das Confederações (2013) e a Copa América (2015). Essa formatação especial oferecerá 69.940 lugares para o público e 2.652 lugares para a imprensa.

Modelo – Os representantes do COL focaram suas apresentações na infraestrutura temporária. Trata-se da ocupação da área externa ao estádio, com objetivo de instalar o Centro de Mídia, a Área de Exposição Comercial e o Espaço de Hospitalidade, além dos acessos à arena e serviços de saúde e segurança. Normalmente, os cronogramas também são incluídos na exposição do COL, mas em Brasília as obras estão adiantadas (38% já foi concluída).

Os organizadores do Mundial no país adotaram a planta do Estádio nacional como modelo para todas as outras 11 sedes – ou seja, as demais cidades devem seguir o mesmo padrão na área externa. Qualquer alteração ou mudança no projeto do Estádio Nacional deve ser informada ao órgão para que o COL repasse as orientações de adequação às outras cidades-sede.

As instalações temporárias são feitas pela FIFA, mas a cidade sede precisa fornecer a infraestrutura necessária, o que inclui energia elétrica, conectividade e o terreno. “A FIFA exige 120 mil metros quadrados no entorno do estádio e nós oferecemos mais de 200 mil”, informou o secretário-executivo do Comitê Organizador Brasília 2014, Cláudio Monteiro. “Temos 38% do estádio concluído e conseguiremos entregá-lo no final de 2012. Estamos seguindo com muito rigor a determinação do governador, que quer o estádio pronto e testado um ano antes do Mundial”, explicou Monteiro.

Apoio – O senador paraibano Vital do Rêgo apresentou uma lista atualizada dos parlamentares da Casa que apóiam a realização da cerimônia de abertura da Copa do Mundo em Brasília. “Se a maioria dos brasileiros torcem e apóiam o Brasil, a maioria dos senadores torcem e apóiam Brasília”, disse, entregando à comitiva da FIFA e do COL uma lista com os nomes dos 51 senadores favoráveis a abertura do Mundial na capital do país.

“Ter apoio de dois terços do Senado Federal é fundamental para consagrar a importância da nossa capital. Todos aqueles 15 estados que se sentem excluídos da competição poderão estar presentes ao serem representados pela capital”, comemorou o governador Agnelo Queiroz.

Visita ao Estádio – A vistoria da comissão continua nesta sexta-feira (23). Será a vez de acompanhar o andamento da obra do Estádio Nacional de Brasília. A equipe já passou pelo Rio de Janeiro e por Belo Horizonte. Daqui, segue para Salvador, Recife e Fortaleza.