23/02/2016 às 11:40, atualizado em 12/05/2016 às 17:51

Mais informações e serviços para a população

Com leiaute e conteúdo reorganizados, novo portal do governo de Brasília está no ar 

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília


. Ico Oliveira/Agência Brasília

Está no ar o novo portal do governo de Brasília. Inspirado em referências de capitais nacionais e internacionais, o site, lançado nesta terça-feira (23), oferece mais informações e serviços sobre todos os órgãos da administração pública direta e indireta.

Com design para acesso em computador de mesa, celular e tablet, a página foi pensada para ser dinâmica e de navegabilidade simples. “É uma forma de aproximar o público e de melhorar a comunicação”, avalia a subchefe de Interação Social, da Comunicação Institucional e Interação Social, da Governadoria, Adriana Caitano, responsável pela equipe que começou a desenvolver o projeto em agosto de 2015.

No novo portal, os botões CidadãoNegóciosServidor e Turista orientam a navegabilidade de acordo com a necessidade do internauta. Com essas divisões, a organização ficou mais precisa na oferta de informações sobre os serviços. “A ideia é ser visível, fácil e acessível”, resume Adriana.

Na opção Serviços são encontradas ainda as Cartas de Serviço ao Cidadão, instituídas pelo Decreto nº 36.419, de 25 de março de 2015, também divulgadas pela primeira vez com o lançamento do site. Os textos entregues à Ouvidoria-Geral do Distrito Federal são uma espécie de cardápio de tudo o que é oferecido nos órgãos, nas entidades, nas autarquias e nas empresas públicas. De acordo com a equipe que desenvolveu o conteúdo, muitos dos serviços apresentados pelo site são oriundos desses textos.

Públicos
Por meio de ferramentas que medem os acessos, a equipe analisou os índices de popularidade de todos os sites do governo e os serviços mais procurados, como aqueles relacionados à saúde, à educação e ao transporte público. Dessa forma, foi criada uma área facilitadora em que os pontos mais acessados no endereço lançado hoje ficarão bem visíveis e divididos por segmento de público. A atualização automática será de acordo com o número de acessos.

Proximidade
Para um contato mais direto com o Executivo local, a área Fale com o Governo traz informações como telefones úteis, redes sociais oficiais, ações de participação popular e sala de imprensa.

Na aba Sobre o Governo, as informações vão desde a construção da sede — o Palácio do Buriti — e do manual da logomarca a processos de licitação abertos. A subchefe Adriana Caitano também ressalta que a acessibilidade do site foi mantida, com recurso para pessoas com baixa visão. Além disso, todo o projeto foi baseado em critérios de transparência estabelecidos pela Controladoria-Geral da União, o que permite uma comunicação ainda mais clara.

Outro destaque é o Diário Oficial do Distrito Federal, que ganhou busca especializada por nome, data e seção. De temas diversos, programas governamentais – são pelo menos 50 em andamento – têm uma área específica, na qual são apresentados e detalhados.

Objetivos 
Mostrar como é Brasília, contar histórias sobre a construção e difundir a cultura popular são alguns dos objetivos do novo site, que traz no design elementos icônicos da arquitetura da capital, como os cobogós.

Estrangeiros, turistas ou moradores poderão acessar informações como melhores rotas de estradas e pontos turísticos e respectivos serviços, dados oficiais de população, geografia, bioma e economia.

Equipes
Para chegar à versão final, o produto contou com o trabalho de 13 servidores. Enquanto a criação do leiaute, o projeto, o conteúdo e a aplicação ficaram a cargo da Comunicação Institucional e Interação Social, da Governadoria, o desenvolvimento e a programação da página couberam à Coordenação de Tecnologia da Informação da Casa Civil. “Além das referências, fizemos uma série de perguntas aos cidadãos sobre o que eles queriam por meio das nossas páginas nas redes sociais”, destaca Adriana.

O resultado também tem participação da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, que vai garantir a segurança do sítio eletrônico e hospedá-lo. A força-tarefa entre os órgãos para a construção do site teve custo zero para o governo.

Outros sites
A equipe trabalha na construção de todos os sites das secretarias e das administrações regionais, que devem ficar prontos até o fim deste semestre. O modelo seguirá a mesma identidade visual do novo portal, mas serão feitos ajustes de acordo com a função dos órgãos. Quando todas as páginas estiverem adaptadas ao novo formato, a busca de informações será integrada.

Para empresas públicas e autarquias que tenham interesse em seguir o formato em vigor, foi criado um guia de estilo que indica o padrão de leiaute, com cores, fontes e botões. O documento também estará disponível no portal, na área de informações sobre a marca do governo.