09/04/2016 às 21:57

Bombeiro Mirim recebe 300 novos integrantes

Durante solenidade no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, os outros 1,2 mil participantes do projeto renovaram juramento

Por Paloma Suertegaray, da Agência Brasília


. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Ser estudioso, respeitar os mais velhos, preservar o meio ambiente e ser um bom exemplo. Esses foram alguns dos valores jurados por 1,5 mil crianças integrantes do programa Bombeiro Mirim, em cerimônia na tarde deste sábado (9), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Desses, 300 são novos membros, que receberam as boas-vindas. Voltado para áreas em situação de vulnerabilidade, o projeto do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal atende 12 regiões administrativas e busca inserir o público-alvo em projetos sociais que estimulem a prática de esportes e da cidadania.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou do evento e agradeceu o empenho do Corpo de Bombeiros e da comunidade no projeto. “Fico feliz de ver o auditório cheio e tenho certeza de que todas as crianças presentes terão um futuro promissor”, afirmou. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Hamilton Santos Esteves Junior, destacou a importância do projeto. “O objetivo da iniciativa é divulgar os valores da corporação para as crianças, para que elas se solidarizem e ajudem a população no futuro.”

Estavam na solenidade o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, Alexandre Costa Oliveira; o secretário-adjunto para Políticas das Crianças, Adolescentes e Juventude, Antônio Carlos Carvalho Filho; os administradores do Plano Piloto, Marcos Pacco, de Ceilândia, Vilson José de Oliveira, da Estrutural, Evanildo da Silva Macedo, e do Gama, Maria Antônia Rodrigues Magalhães; os deputados distritais Roosevelt Vilela (PSB), Renato Andrade (PR), Julio Cesar Ribeiro (PRB) e Raimundo Ribeiro (PPS); e a coordenadora de Aleitamento Materno e do Banco de Leite Humano de Brasília, da Secretaria de Saúde, Miriam Oliveira dos Santos.

Desde 1999
O programa Bombeiro Mirim foi instituído em 1999, pela Lei nº 2.449, e oferece atividades educativas, culturais e esportivas para crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, nas unidades do Corpo de Bombeiros de 12 regiões administrativas. Os integrantes do projeto recebem aulas de primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos, educação no trânsito e cidadania, além de participarem de oficinas de artes e de praticarem esportes como futebol, natação, atletismo e caratê.

As ações ocorrem três vezes por semana (segundas, quartas e quintas-feiras) no horário contrário às aulas regulares. A quantidade de vagas para a participação no programa depende da disponibilidade de cada região. Há unidades em Brazlândia, Ceilândia, Estrutural, Gama, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Planaltina, Recanto das Emas, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião e Sobradinho. 

As inscrições são feitas duas vezes por ano, geralmente em fevereiro e em agosto. Os interessados devem apresentar a certidão de nascimento da criança, o registro geral dos responsáveis, declaração escolar, atestado médico e duas fotos 3×4 à instituição de que deverá participar.

Leia também:

Programa Bombeiro Mirim inaugura 12ª unidade

Escolas públicas têm dia de mobilização contra o Aedes aegypti

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157666849561081″ title=”Programa Bombeiro Mirim recebe novos 300 integrantes”>https://farm2.staticflickr.com/1623/25730190743_b0b4fb9f5a_c.jpg”width=”800″ height=”531″ alt=”Programa Bombeiro Mirim recebe novos 300 integrantes”>