04/05/2016 às 20:31

Zoológico abre processo para selecionar diretor-presidente

Inscrições vão até 24 de maio e é necessária experiência em cargo de gestão

Por Thiago Marcolini, da Agência Brasília

A Fundação Jardim Zoológico de Brasília abriu edital para preencher a vaga de diretor-presidente, ocupada interinamente por Rômulo Mello. As inscrições são de 5 a 24 de maio. Pessoas de todo o Brasil podem se candidatar, e, para se inscrever, é preciso ter diploma de nível superior e experiência mínima de dez anos em gestão de fauna e de unidade de conservação.

Para participar, o candidato deve entregar a documentação exigida e o formulário disponível no Diário Oficial do DF preenchido. As cópias podem ser entregues no zoológico ou enviadas para o e-mail selecaozoo@zoo.df.gov.br. É preciso ainda elaborar um plano de gestão, de até 30 páginas, que leve em consideração o atual planejamento estratégico da Fundação Jardim Zoológico de Brasília, disponível no site da entidade.

Um comitê composto por no máximo seis pessoas será montado para avaliar os currículos dos concorrentes. Após a análise, três nomes serão levados ao secretário do Meio Ambiente, André Lima, e ao governador Rodrigo Rollemberg, que escolherão o novo diretor-presidente.

O prazo de validade do processo de seleção é de seis meses, prorrogável por mais seis, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final — previsto para 30 de junho. Caso o cargo fique vago nesse período, outro nome entre os três selecionados será chamado.

“A nossa ideia é buscar a melhor qualificação possível. Quem vai dirigir uma instituição como a Fundação Jardim Zoológico precisa ter grande especificidade técnica”, afirma Rômulo Mello.

Zoológico
Criada em dezembro de 1957, antes da inauguração de Brasília, a Fundação Jardim Zoológico foi a primeira instituição ambientalista do Distrito Federal. A entidade é referência nas áreas de conservação e de pesquisa e trabalha em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e com a Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Rural (Emater).

O zoológico ocupa terreno de quase 140 hectares e abriga cerca de 1,4 mil animais. Aberto de terça a domingo, das 9 às 17 horas, recebe mais de 1,5 milhão de visitantes anualmente e fica na Avenida das Nações, Via L4 Sul.

Documentos necessários para inscrição no processo seletivo (cópia)
– Documento de identidade com foto
– Diploma ou declaração de conclusão de curso
– Comprovante de residência
– Currículo
– Declaração de experiência profissional em cargo de gestão, público ou privado
– Plano de gestão da Fundação Jardim Zoológico