01/06/2016 às 16:33, atualizado em 01/06/2016 às 17:58

179 novas máquinas da Novacap já operam em todo o DF

Equipamentos alugados em maio foram distribuídos para todas as regiões administrativas. Em Samambaia, dez áreas passaram por limpeza desde a assinatura do contrato

Por Thiago Marcolini, da Agência Brasília

Das 593 máquinas alugadas pelo governo de Brasília em 9 de maio para reforçar serviços da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) em todas as regiões administrativas, 179 estão em funcionamento em todo o Distrito Federal. Somadas às 317 que a empresa pública já utilizava antes da locação dos novos equipamentos — entre pás-carregadoras, motoniveladoras, retroescavadeiras e caminhões-pipa — são 496. Segundo a Novacap, o restante (414) deverá estar disponível na primeira quinzena de junho.

Máquinas da Novacap trabalham na remoção de entulho em Samambaia.

Máquinas da Novacap trabalham na remoção de entulho em Samambaia. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Um exemplo do uso das novas máquinas pode ser visto em Samambaia. De acordo com a administração regional, dez áreas foram limpas desde a assinatura do contrato, entre elas a QI 616. Além disso, no Parque de Serviços de Samambaia (QS 119, Área Especial 1, Samambaia Sul), estão disponíveis uma pá-carregadeira, uma motoniveladora e cinco caminhões cedidos pela Novacap. “Era um gargalo que tínhamos aqui. Esse contrato está sendo de suma importância para atender às demandas da população”, destaca o administrador regional, Paulo Antônio da Silva.

[Relacionadas]

Os equipamentos são distribuídos conforme os pedidos das regiões administrativas à Novacap. O diretor-presidente interino da companhia, Júlio Menegotto, informa que o maquinário foi enviado a todas e que as demandas serão plenamente atendidas. Para facilitar o acompanhamento dos trabalhos, as máquinas – novas e antigas — têm monitoramento por GPS. “Se há algum equipamento parado há dois, três dias, conseguimos identificar”, exemplifica Menegotto.

Cooperativa

As ordens de serviço para autorizar a locação dos 593 equipamentos foram assinadas pelo governador Rodrigo Rollemberg. Durante a cerimônia em maio, no estacionamento do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, o chefe do Executivo reiterou a importância das contratações para o recapeamento de vias e a manutenção dos jardins da cidade, entre outras destinações. Os acordos comerciais foram firmados com a Cooperativa dos Caminhoneiros Autônomos de Cargas e Passageiros em Geral. A responsabilidade pela gestão do maquinário é da Novacap.

Edição: Raquel Flores