18/06/2016 às 10:50, atualizado em 20/06/2016 às 15:24

Aberta nova concorrência para bicicletas compartilhadas

Sistema, que já conta com 400 unidades distribuídas em 40 pontos do Plano Piloto, será prorrogado por mais um ano. Propostas devem ser apresentadas até 9 de julho

Por Fernando Martins, da Agência Brasília

Em 5 de agosto, os brasilienses saberão que empresa dará continuidade ao serviço de bicicletas compartilhadas. O contrato, que se encerraria em 5 de maio, foi prorrogado até a data de divulgação do vencedor do chamamento público, lançado em 8 de junho e publicado no Diário Oficial do Distrito Federal. O ganhador deverá manter os mesmos moldes do que já existe: com 400 bicicletas distribuídas em 40 estações, no Plano Piloto.

Quem quiser participar da concorrência tem até 9 de julho para apresentar os documentos exigidos (habilitação, projeto executivo e proposta técnica, em envelopes separados e lacrados). O edital pode ser retirado na Secretaria de Mobilidade (15º andar do anexo do Palácio do Buriti) ou solicitado pelo e-mail bicicletacompartilhada.df@gmail.com. A instalação do sistema continuará sem custos para o governo de Brasília.

Ciclista usa bicicleta compartilhada no Eixo Monumental.

Ciclista usa bicicleta compartilhada no Eixo Monumental. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Dados da Secretaria de Mobilidade indicam que em maio foram feitas 25 mil viagens. Segundo a pasta, de maio de 2014 — quando o serviço começou a funcionar — a junho deste ano, fizeram-se 365.708. Em 2015, foram 20 em média, por dia e por estação, volume maior que em Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador, só perdendo para o Rio de Janeiro. Os deslocamentos diários por bicicleta estão concentrados nos dias úteis (70%) e são na maioria de casa para o trabalho ou para a escola.

Em caso de empate, a comissão técnica da secretaria considerará critérios como: bicicleta com menor peso; maior número de marchas, preservando o mecanismo interno; sistema de freios preferencialmente disco, v-brake, ferradura e contrapedal; e o mais rápido cronograma de instalação.

Se todas as amostras forem aprovadas, será escolhida a proponente que comprovar maior tempo de experiência no Brasil na oferta desse tipo de serviço.

O edital estabelece ainda que as candidatas comprovem estar capacitadas para executar a instalação e a operação por meio de estações de autoatendimento computadorizadas e em tempo real.

[Relacionadas]

Como funciona

As bicicletas estão disponíveis todos os dias da semana, das 6 horas às 23h59. É preciso se cadastrar pela internet ou pelo celular e pagar taxa anual de R$ 10. Para destravá-las, o ciclista deve acessar o aplicativo do Bike Brasilia ou ligar para o telefone (61) 4003-9846. A administradora do sistema é a empresa Serttel, e o patrocinador, o Banco Itaú.

A rede de compartilhamento de bicicletas é uma iniciativa do Fórum da Política de Mobilidade por Bicicletas do Distrito Federal. O governo cede as áreas para a instalação das estações, que serão administradas por uma empresa, depois de consultados órgãos da administração pública, inclusive o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Saiba onde ficam as estações de bicicletas compartilhadas em Brasília.

Chamamento público para sistema de bicicletas compartilhadas
Entrega de propostas até 9 de julho
Na Comissão Especial de Seleção Pública – Secretaria de Mobilidade – Anexo do Palácio do Buriti, 15º andar, Sala 1515