20/10/2016 às 13:22, atualizado em 20/10/2016 às 14:47

Moradores de Samambaia são cadastrados para receber ajuda após temporal

População da área atingida deve se dirigir à tenda instalada na QR 115. Órgãos do governo do DF criaram comando integrado para agir com rapidez

Por Maryna Lacerda e Samira Pádua, da Agência Brasília

Os moradores de Samambaia atingidos pelo temporal da madrugada desta quinta-feira (20) estão sendo cadastrados pela Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil na tenda provisória montada na QR 115, em frente à Creche Ipê Roxo. O objetivo é fazer o levantamento dos danos nas estruturas e tomar providências em relação à segurança da população (como a necessidade de telhas, de cobertores e de alimentos). Equipes do órgão visitarão as residências ao longo do dia.

Defesa Civil atende moradores atingidos pelo temporal em Samambaia.

Defesa Civil atende moradores atingidos pelo temporal em Samambaia. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Para o cadastro, as pessoas precisam primeiro se dirigir ao posto de comando, na QR 115, de onde serão encaminhadas em carros da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Trinta profissionais, entre psicólogos, pedagogos e assistentes sociais, fazem o acolhimento.

“A equipe do posto avançado orienta e direciona o atendimento para o Creas, onde temos computadores e energia elétrica. Se fizermos aqui, à mão, vai demorar muito”, explicou a subsecretária de Assistência Social, Solange Martins. Serão distribuídas 300 cestas básicas emergenciais para famílias em situação de vulnerabilidade social.

O cidadão deve informar o nome completo, o telefone de contato e o endereço do local atingido. Como é um procedimento informal e de emergência, não é cobrada documentação. O serviço permanecerá no local até que todos sejam atendidos por ordem de chegada. Não há distribuição de senhas.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Em uma avaliação inicial, foi constatado destelhamento, queda de muros e outras avarias em cerca de mil edificações. Para ajudar os moradores, a Administração Regional de Samambaia organizou campanha de doação de materiais de construção. Empresários podem fazer a entrega no ginásio de esportes, no Setor Urbano, Quadra 301, em frente à Administração Regional. Cidadãos comuns que tenham sobras de materiais também podem participar. Servidores da área social do governo farão a triagem e a distribuição de acordo com as necessidades de cada morador.

A secretária da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar, acompanhou na manhã de hoje os trabalhos em Samambaia. “Neste momento, nos interessam as medidas emergenciais, que já estão em andamento, e as humanitárias”, disse. Ela alerta sobre o perigo de moradores circularem pelas áreas atingidas sem o acompanhamento de um profissional. “Queremos evitar mais acidentes. É importante também que as pessoas fiquem abrigadas em lugares seguros para enfrentar mais chuvas.” De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a previsão do tempo de hoje para amanhã é de pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Comando unificado

Em reunião com representantes de diversos órgãos do governo de Brasília na manhã de hoje, foi criado o comando unificado para as ações do Estado. A Secretaria das Cidades coordena o grupo com cerca de 500 servidores do Executivo. Além da tenda da Defesa Civil, a Polícia Militar instalou uma base móvel no local e reforçou o policiamento com a Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) e a Patrulha Tático Móvel (Patamo) para combater saques e outros crimes. O Corpo de Bombeiros também estará com uma estrutura provisória no local em que houve registro de queda de postes e de árvores, na QR 115. Equipes do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) estão na área para controlar o tráfego de veículos e evitar mais transtornos.

Reunião do comando unificado na manhã desta quinta-feira (20), em Samambaia.

Reunião do comando unificado na manhã desta quinta-feira (20), em Samambaia. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Além disso, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) retira os entulhos que obstruem as vias, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) deixou o maquinário à disposição para eventuais necessidades. Há registro de falta de energia e de inundações de galerias pluviais em vários pontos de Samambaia.

Edição: Paula Oliveira