24/10/2016 às 15:27, atualizado em 24/10/2016 às 22:06

Candidatos da sociedade para comitê de valorização do Cerrado são conhecidos

Dezoito instituições concorrem a 14 vagas no colegiado que vai coordenar a implementação da reserva no DF. Resultado final da seleção está previsto para 21 de novembro

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria do Meio Ambiente

Secretaria de Meio Ambiente divulgou no site, nesta segunda-feira (24) a lista das instituições aptas a concorrer às 14 vagas destinadas à sociedade civil no Comitê Distrital da Reserva da Biosfera do Cerrado. As inscrições foram encerradas nessa quinta-feira (20), e 18 entidades se candidataram a integrar o colegiado. A relação dos selecionados deve ser publicada em 14 de novembro, cumpridos os prazos recursais.

A interposição de recursos poderá ser feita de 25 a 26 de outubro, pelo endereço eletrônico rbc.comitedistrital@gmail.com. O recurso é individual, com a indicação das razões pelas quais o interessado se considera prejudicado e exposição de motivos fundamentada. A previsão é que os selecionados sejam conhecidos até 21 de novembro.

As 14 instituições que farão parte do comitê distrital serão indicadas pela comissão de seleção prevista em edital. O grupo será composto por representantes da Comissão Brasileira para o Programa O Homem e a Biosfera; do Instituto Brasília Ambiental (Ibram); do Jardim Botânico de Brasília; do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); da Secretaria do Meio Ambiente; do setor de turismo; da Rede Cerrado e da Universidade de Brasília (UnB).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Instituído por decreto do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, o colegiado coordenará e apoiará a implementação da reserva no território. Será formado por 28 membros — os outros 14 são representantes do poder público. O mandato é de dois anos, permitida a recondução ao cargo.

O Comitê Distrital da Reserva da Biosfera do Cerrado deverá apontar áreas e propor estratégias para a efetivação das reservas da biosfera, prevista para todas as unidades federativas, de acordo com o Código Florestal Brasileiro. Reservas da biosfera são áreas que incluem ecossistemas terrestres e costeiros internacionalmente reconhecidas por sua importância para a proteção da biodiversidade e para a promoção do desenvolvimento sustentável.

As instituições consideradas aptas foram: Associação das Chácaras Unidas Gonçalo Alves (Uniágua); Associação Comunitária do Núcleo Rural Córrego da Onça (Aconurco); Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico; Associação Park Way Residencial; Associação dos Produtores e Moradores da Colônia Agrícola 26 de Setembro (Asspromset); Centro de Preservação e Conservação Ambiental (CPCAM); Conselho Comunitário da Asa Sul (CCAS); Fórum das ONGs Ambientalistas do DF e Entorno; Fundação Cidade da Paz; Instituto Brasil Verde Sustentável (IBVS); Instituto Oca do Sol; Instituto Sálvia Terra Soluções Sócio Ambientais; Solar da Águia Turismop Rural e Eventos e WWF-Brasil.

Edição: Raquel Flores