29/01/2017 às 10:24, atualizado em 30/01/2017 às 11:32

Orquestra Sinfônica homenageia Beethoven em 2017

Série de concertos lembra os 190 anos da morte do compositor alemão. Em fevereiro, grupo faz duas apresentações gratuitas

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília

banner de Beethoven programação da Orquestra Sinfônica

Ilustração: Lidiane Holanda/Agência Brasília

Em 2017, a programação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro será dedicada a Ludwig van Beethoven (1770-1827). Por meio de concertos temáticos, o grupo apresenta parte da extensa obra do alemão, considerado uma das maiores referências da música mundial. A iniciativa lembra os 190 anos da morte do compositor. A série comemorativa começa com os espetáculos de fevereiro.

O maestro titular da orquestra, Cláudio Cohen, ressalta que a tradição de homenagear mestres da música em datas marcantes é uma forma de manter viva a memória deles. “Criamos oportunidades para que o público conheça e acesse as obras destes artistas.” Ao longo do ano, devem ocorrer oito concertos com o apoio da Embaixada da Alemanha, parceira no projeto.

programação de fevereiro da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio SantoroNo programa estão nove sinfonias, cinco concertos para piano e orquestra, concerto para violino, aberturas sinfônicas e outras obras-primas do músico, como forma de oferecer um panorama geral sobre o compositor. “Suas obras são essenciais para o desenvolvimento de qualquer músico profissional e para o enriquecimento cultural de qualquer cidadão do mundo”, defende Cohen.

Beethoven viveu no fim do século 18 e início do século 19, durante a Revolução Francesa e a Era Napoleônica, período de transição do Classicismo para o Romantismo. De acordo com Cohen, o legado do europeu é fundamental no repertório da orquestra e como referência de desenvolvimento técnico e de conjunto, dentro da tradição da música clássica erudita.

Programação de fevereiro da Orquestra Sinfônica

Depois de um recesso, o grupo volta a ensaiar no Cine Brasília (106/107 Sul) na quinta-feira (2). O local será palco das apresentações do mês. A programação de fevereiro começa no dia 7, às 20 horas, com a abertura de As Criaturas de Prometeu, a Sinfonia nº 1 e a Sinfonia nº 2.

No dia 14, os músicos sobem novamente ao palco do cinema, também às 20 horas, para executar a abertura de Coriolano, o Concerto para violino e orquestra — com participação do solista Alessandro Borgomanero — e a Sinfonia nº 3. Na segunda quinzena de fevereiro, não haverá concertos por conta do feriado do carnaval.

Edição: Marina Mercante