17/02/2017 às 16:52, atualizado em 20/02/2017 às 08:04

Retomadas em São Sebastião obras do balão do Morro da Cruz

Serviços de drenagem e pavimentação ocorrem simultaneamente. Novacap usa equipe própria. O projeto é da Secretaria de Gestão do Território e Habitação

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) retomou as obras para ampliação do balão do Morro da Cruz, em São Sebastião. O trabalho começou em 10 de janeiro, mas precisou ser interrompido no fim do mês em virtude do aumento das chuvas. Na semana passada, com menores precipitações, os técnicos da empresa pública voltaram a atuar no local.

Obras no Morro da Cruz são acompanhadas de obras de drenagem pluvial.

Melhorias no Morro da Cruz são acompanhadas de obras de drenagem pluvial. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Reivindicação da população local, a ampliação vai permitir que carros maiores acessem mais facilmente as vias. O perímetro, além de precário, trazia alto risco de acidentes, por ser um cruzamento com fluxo também de pedestres.

A Novacap executa a obra com equipe própria, e o projeto foi elaborado pela Secretaria de Gestão do Território e Habitação. A ampliação do balão vem acompanhada de aproximadamente 120 metros de rede para drenagem pluvial e cerca de 1,5 mil metros quadrados de pavimentação. Além disso, há a colocação de 500 metros de meios-fios.

[Numeralha titulo_grande=”R$ 100 mil” texto=”Valor do investimento em materiais para ampliação do balão do Morro da Cruz” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O investimento em materiais para solução desse problema é de cerca de R$ 100 mil. A Companhia Energética de Brasília (CEB) e a Agência de Fiscalização do DF (Agefis) auxiliaram no serviço. Os órgãos removeram as interferências, como postes de iluminação e edificações.

A expectativa é que a reforma seja concluída em até 60 dias, uma vez que há a possibilidade de chuvas pelos próximos dias. Além disso, serão necessárias pequenas interrupções no fluxo de veículos.

São 15 pessoas trabalhando com utilização de um rolo compressor, uma retroescavadeira, uma escavadeira hidráulica, um patrol e nove caminhões.

Edição: Vannildo Mendes