23/03/2017 às 11:48, atualizado em 23/03/2017 às 18:39

Desobstrução da orla do Paranoá volta à QL 4 do Lago Norte

Retirada de estruturas além do limite dos 30 metros das margens do espelho d´água foi retomada nessa quarta (22)

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília

Equipes do governo de Brasília estiveram no Lago Norte nesta quinta-feira (23) para os trabalhos de recuperação da orla do Lago Paranoá. Por volta das 9h40, a operação retornou à QL 4, onde o serviço tinha sido interrompido em março do ano passado, por decisão judicial.

Retirada de estruturas além do limite dos 30 metros das margens do espelho d´água foi retomada nessa quarta (22)

Retirada de estruturas além do limite dos 30 metros das margens do espelho d´água foi retomada nessa quarta (22). Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

No Lote 19 do Conjunto 7, o responsável pelo imóvel já havia recuado por conta própria os 30 metros necessários da margem, mas faltava remover a cerca lateral.

De acordo com a Agência de Fiscalização (Agefis), 7.527,58 metros quadrados foram desobstruídos hoje nas QLs 4 e 8 do Lago Norte. Com isso, desde o início da desocupação, em 24 de agosto de 2015, já foram devolvidos ao poder público 278.732,58 metros quadrados, de 144 lotes, do total de 439.

Paralelamente, uma equipe de topografia da Secretaria de Gestão do Território e Habitação foi para a QL 8, no Lote 19 do Conjunto 2. No terreno, os técnicos demarcaram os 30 metros a partir da margem para orientar o limite destinado aos proprietários.

Para agilizar o trabalho, o responsável pelo imóvel começou a retirar por conta própria um parapeito de madeira instalado na beira do lago.

[Numeralha titulo_grande=”278.732″ texto=”Total de metros quadrados desobstruídos às margens do Lago Paranoá desde agosto de 2015″ esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Ainda segundo a Agefis, a retirada de edificações em área pública ao redor do Lago Paranoá foi retomada ontem (22), na QL 6 e na Entrequadra 6/8 Norte, quando 41.301 metros quadrados foram devolvidos à população.

Atuaram na operação de hoje a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), a Companhia Energética de Brasília (CEB), a Polícia Militar, o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e a Subchefia de Ordem Pública e Social, da Casa Militar.

A desocupação de áreas públicas invadidas à beira do Lago Paranoá foi interrompida em março de 2016, pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, e reiniciada em 11 de julho, após decisão da Vara do Meio Ambiente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, em 1º de julho.

Primeira reunião pública do Plano Orla Livre será nesta quinta (23)

O governo de Brasília promove, nesta quinta (23), a primeira de três reuniões públicas sobre o Plano Orla Livre, com o tema Orla e o Meio Ambiente. A ideia é receber propostas para o termo de referência do concurso destinado a contratar equipe de consultoria — que atuará durante as intervenções nas margens do Lago Paranoá.

A partir das 19 horas, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, representantes da Secretaria do Meio Ambiente e do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) vão expor as diretrizes estabelecidas e recolher novas sugestões.

Edição: Raquel Flores