12/04/2017 às 14:10, atualizado em 12/04/2017 às 17:04

Agefis lança opção de tirar o nada-consta pelo site

Pela plataforma, cidadão evita deslocamento e fila e pode emitir o documento em menos de dois minutos

Por Jade Abreu, da Agência Brasília

Ao contrário do informado, o recurso foi incluído no site da autarquia em 6 de abril, e não em 6 de março.

Em menos de dois minutos, é possível tirar o nada-consta na Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis). O documento é necessário para quem precisa de licenciamento ou alvará de construção.

Em menos dois minutos, é possível tirar o nada-consta na Agefis. A rapidez é possível com a emissão on-line da certidão negativa de débito.

Site da Agefis passou a permitir a emissão on-line de nada-consta. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

A rapidez é possível com a emissão on-line da certidão negativa de débito, um recurso incluído no site da autarquia em 6 de abril. Antes disso, era preciso ir a um dos postos da instituição, e a entrega do documento demorava cerca de meia hora.

Desde a introdução do serviço, 49 pessoas emitiram o nada-consta pelo meio virtual.

Na página principal, o internauta deverá colocar a seta do mouse em cima da aba Cidadão. Na sequência, é preciso escolher a opção Serviços e clicar em Nada Consta. Na página de emissão negativa de débitos, ele deverá colocar o número do CPF ou do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).

[Numeralha titulo_grande=”2.734″ texto=”Número de pessoas atendidas presencialmente na Agefis de janeiro a março deste ano” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Em seguida, deve clicar em download da certidão. Caso a pessoa não tenha taxa, multa ou preço público registrados no CPF ou no CNPJ, ela não estará cadastrada e deverá procurar um posto da Agefis. Após a data de expedição, o documento tem validade de 30 dias.

De janeiro a março deste ano, 2.734 pessoas foram atendidas presencialmente na Agefis, uma média de 911 por mês.

Por enquanto, a plataforma não funciona para as pessoas que têm dívidas parceladas com a agência. Nesses casos, é necessário procurar um dos sete postos da Agefis:

  • Plano Piloto: SBN Quadra 2, Bloco K, Térreo
  • SIA: Trecho 3, Lotes 1445/1455
  • Sobradinho: Quadra Central, Setor Administrativo, Lote A
  • Taguatinga (duas unidades): Praça do Relógio, Lote A, Taguatinga Centro e QS 3, Lote 11, Lojas 4 a 8, Pistão Sul (Na Hora)
  • Riacho Fundo I: QN 7, Área Especial 1, Shopping Riacho Mall (Na Hora)
  • Gama: Área Especial s/n, Administração Regional

Edição: Vannildo Mendes