12/04/2017 às 12:54

Serviços públicos garantirão conforto e segurança no Morro da Capelinha

Policiamento, atendimento de saúde e distribuição de água estarão à disposição dos fiéis que acompanharem as celebrações em Planaltina

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília

Durante os seis dias de programação da Semana Santa em Planaltina, o governo de Brasília vai intensificar a oferta dos serviços públicos para assegurar comodidade e segurança aos fiéis. De acordo com os organizadores da Via-Sacra do Morro da Capelinha, são esperadas 150 mil pessoas nos dias de celebração.

A Segurança Pública vai reforçar o policiamento no local com a mobilização de servidores de unidades especializadas da Polícia Militar do Distrito Federal.

A Segurança Pública vai reforçar o policiamento no local com a mobilização de servidores de unidades especializadas da Polícia Militar do Distrito Federal. Foto: Nilson Carvalho/Agência Brasília-25.3.2016

A Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social vai reforçar a segurança no local com a mobilização de servidores de unidades especializadas da Polícia Militar do Distrito Federal, como Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (Rotam), Patrulhamento Tático Móvel (Patamo) e Regimento de Polícia Montada (RPMon). Por questões estratégicas, a polícia não divulga o efetivo.

Sexta-Seira Santa

Na Sexta-Feira Santa, principal dia da celebração, o Corpo de Bombeiros deslocará efetivo para o caso de emergência. A corporação vai envolver 215 militares e 44 viaturas na operação.

Já o Departamento de Trânsito (Detran-DF) encaminhará 48 agentes para a via-sacra. A estrutura será de 24 viaturas, um helicóptero, dois guinchos e uma empilhadeira.

[Numeralha titulo_grande=”(61) 99212-7776″ texto=”WhatsApp do SOS Criança, para localização de crianças perdidas” esquerda_direita_centro=””]

A novidade para este ano é o serviço de WhatsApp para localização de crianças perdidas. A exemplo do carnaval, o número do SOS Criança servirá para alertar as autoridades sobre ocorrências de desaparecimento. O telefone é o (61) 99212-7776.

Na mensagem, a pessoa que encontrar uma criança perdida deve informar o lugar onde a encontrou, tirar uma foto dela e informar com qual agente público a deixou — que poderão ser policiais militares, bombeiros e profissionais do Detran.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Em relação ao atendimento de emergência móvel na Via-Sacra do Morro da Capelinha, a Secretaria de Saúde atuará com duas duplas de motos para circular pelo evento e duas ambulâncias — uma unidade básica e uma avançada. O contato para emergências é o telefone 192.

Caesb distribuirá 13 mil litros de água potável

A Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) oferecerá cerca de 13 mil litros de água no evento em cinco unidades móveis — dois caminhões e três carros com caixas d’água. Os pontos de distribuição privilegiam a entrada e o topo do morro, onde ocorre a encenação da ressurreição de Cristo.

Pontos de distribuição de água:

  • Entrada do portal de acesso ao Morro da Capelinha
  • Na metade do caminho para o topo do morro
  • Fim do percurso, no alto do morro
  • Próximo à DF-128, que dá acesso ao evento
  • Na segunda entrada do portal de acesso ao morro, pelo lado externo

Ainda serão instalados, ao longo do percurso, três pontos fixos contendo uma caixa d’água de 500 litros cada um. Esses pontos servirão de apoio aos servidores da Secretaria de Saúde.

Edição: Paula Oliveira