15/04/2017 às 14:05, atualizado em 17/04/2017 às 11:40

Ciclistas se aliam ao Detran no primeiro dia da campanha Ultrapasse. Não passe

Ação promoveu blitz educativa e passeio por Planaltina neste sábado (15). O objetivo é incentivar o respeito mútuo no trânsito

Por Maryna Lacerda, da Agência Brasília

Um grupo de 150 ciclistas participou do lançamento da campanha Ultrapasse. Não Passe, do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), em Planaltina, neste sábado (15). A iniciativa visa à conscientização de condutores sobre a distância de segurança de 1,5 metro do carro em relação a quem circula de bicicleta nas vias.

Um grupo de ciclistas participou do lançamento da campanha Ultrapasse. Não Passe, do Detran-DF, em Planaltina, neste sábado (15).

Um grupo de ciclistas participou do lançamento da campanha Ultrapasse. Não Passe, do Detran-DF, em Planaltina, neste sábado (15). Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

A ação, que ocorre no Dia Mundial do Ciclista, promoveu uma blitz educativa na Avenida Independência e um passeio pelas principais ruas da região administrativa. Para ilustrar o que representa a distância de segurança, o Detran fixou placas nas bicicletas, apelidadas de respeitômetro.

A legislação estabelece a distância de 1,5 metro em razão do tamanho médio das pistas brasileiras — de 3 metros. “Por isso, o recomendável é ultrapassar o ciclista, e não compartilhar a via com ele”, explica o diretor-geral do Detran, Silvain Fonseca. A campanha é feita em parceria com os grupos de pedal do Distrito Federal, como forma de incentivar o respeito mútuo no trânsito.

[Olho texto='”Buscamos um cenário pacífico nas vias do DF. A regra é o maior cuidar do menor sempre”‘ assinatura=”Silvain Fonseca, diretor-geral do Detran” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A iniciativa vai ser estendida a todas as regiões administrativas. “Buscamos um cenário pacífico nas vias do DF. A reflexão é essencial não só entre condutores e ciclistas, mas também entre ciclistas e pedestres, uma vez que a regra é o maior cuidar do menor sempre”, destaca Fonseca.

De janeiro a março, houve redução de 46% no número de mortes em acidentes de trânsito em Brasília. De acordo com o Detran, no primeiro trimestre de 2017, foram 54 vítimas fatais, contra 72 no mesmo período do ano passado.

Ciclistas de todo o DF podem aderir à parceria

A ação em Planaltina foi sugestão de um grupo de ciclistas locais. “Desejamos que ela se torne um marco para Brasília”, afirma o coordenador do grupo Pedala Planaltina, Eduardo Guimarães.

Ele ressalta que o desrespeito está, quase sempre, associado ao descumprimento de outras leis de trânsito. “Percebemos que os problemas se concentram à noite e aos fins de semana, quando os condutores saem para alguma festa e acabam fazendo algazarra. O consumo de bebida alcoólica está bastante associado a acidentes com ciclistas”, explica.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

No âmbito do grupo, Guimarães conta que a orientação é seguir o previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CBT). “Conscientizamos para que os ciclistas não façam nada errado. Além disso, em caso de atrito com o motorista, o ideal é não afrontá-lo, para evitar que o problema se agrave”, afirma.

Cidadãos que queiram propor alguma ação para o Detran podem entrar em contato, das 8 às 18 horas nos dias úteis, pelo telefone (61) 3901-4060, da Gerência de Ação Educativa de Trânsito.

Edição: Vannildo Mendes