19/04/2017 às 16:13, atualizado em 19/04/2017 às 16:40

Setores hoteleiros passam por revitalização

Responsáveis por estabelecimento na parte sul adicionam cloro à água das piscinas para evitar criação de focos do mosquito transmissor da dengue. Operação começou nesta quarta (19) e segue até 28 de abril

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília

Fechado desde 2015, o Hotel Saint Peter, no Setor Hoteleiro Sul, foi um dos primeiros alvos de uma força-tarefa que o governo de Brasília promove na região hoteleira central da cidade — nas Asas Norte e Sul — a partir desta quarta-feira (19).

Piscinas do Hotel Saint Peter, no Setor Hoteleiro Norte, foram vistoriadas por agentes de Vigilância Ambiental.

Piscinas do Hotel Saint Peter, no Setor Hoteleiro Sul, foram vistoriadas por agentes de Vigilância Ambiental. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Agentes de Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde, vistoriaram as piscinas do estabelecimento para verificar se havia larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus. De acordo com os especialistas, nada foi encontrado e, segundo os responsáveis pelo hotel, a água recebe constantes adições de cloro.

Encabeçado pela Secretaria das Cidades, o mutirão envolverá 80 trabalhadores de diversos órgãos do governo de Brasília e ocorrerá, a princípio, até 28 de abril. Devido ao tamanho da operação, o prazo será avaliado em uma reunião na véspera (27) e poderá vir a ser ampliado.

Devido ao aniversário de Brasília na sexta-feira (21), o secretário Marcos Dantas, presente no lançamento da ação, estima que o movimento de turistas aumente nos setores hoteleiros.

“É uma extensão do Cidades Limpas”, disse o titular das Cidades sobre a força-tarefa que começou hoje na região. O programa citado por Dantas também articula vários órgãos do governo para fazer melhorias imediatas no ambiente urbano. Nesta semana, em sua 12ª edição, ele está na Vila Planalto.

A ação nos Setores Hoteleiros Norte e Sul foi planejada com base no mapeamento dos principais problemas dessas áreas, como iluminação deficitária, lixo armazenado de maneira inadequada e utilização clandestina da rede de água.

Poda de árvores, recolhimento de lixo e segurança

Neste primeiro dia no Setor Hoteleiro, também participaram da iniciativa servidores da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), que podaram árvores e cortaram grama, e do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), com recolhimento de lixo.

Além disso, agentes do Departamento de Trânsito (Detran) autuaram veículos estacionados irregularmente. Para aumentar a sensação de segurança, o Comando Móvel da Polícia Militar do Distrito Federal foi estacionado ao lado da estrutura do Hotel Torre Palace, onde ficará 24 horas por dia até 30 abril. A Polícia Civil vai investigar casos suspeitos de tráfico de drogas.

Trabalho educativo com funcionários dos hotéis

Para dar orientações aos funcionários dos hotéis sobre descarte adequado de resíduos, inspetores da Agência de Fiscalização (Agefis) vão percorrer os estabelecimentos com os demais órgãos que fazem parte da força-tarefa.

Os agentes de Vigilância Ambiental, da Saúde, além de combater focos de larvas do Aedes aegypti, vão eliminar outros vetores de doenças, como baratas, escorpiões e ratos.

Integrante do mutirão, a Companhia Energética de Brasília (CEB) levantará pontos de luz com defeito, que precisam de manutenção ou troca. A Subchefia da Ordem Pública e Social, da Casa Militar, mapeou trechos onde as árvores atrapalham a iluminação pública.

A Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos dará informações a pessoas que vivem nas ruas sobre os serviços de assistência social mantidos pelo governo de Brasília.

Edição: Raquel Flores