24/04/2017 às 14:53, atualizado em 25/04/2017 às 09:16

Presidentes do Brasil e da Espanha discutem reformas econômicas

Governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, esteve na reunião no Palácio do Itamaraty nesta segunda (24)

Por Guilherme Pera, da Agência Brasília

Os presidentes da República, Michel Temer, e do governo da Espanha, Mariano Rajoy, almoçaram no Palácio do Itamaraty nesta segunda-feira (24). O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou do encontro.

Os presidentes da República, Michel Temer, e do governo da Espanha, Mariano Rajoy, almoçaram no Palácio do Itamaraty nesta segunda-feira (24). O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou do encontro. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Os presidentes da República, Michel Temer, e do governo da Espanha, Mariano Rajoy, almoçaram no Palácio do Itamaraty nesta segunda-feira (24) após conversarem sobre as reformas econômicas feitas naquele país e as que o Executivo federal deseja implementar no Brasil.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou do encontro.

De acordo com Temer, as medidas tomadas pelo governo espanhol para sair da crise — como o congelamento de salários de servidores por cinco anos —, que fez o Produto Interno Bruto (PIB) cair em 11%, foram necessárias para a Espanha sair da recessão.

[Olho texto='”Ao promover reformas fundamentais na economia espanhola, o governo registrou enfrentamentos iniciais, mas depois vieram os aplausos. Estamos no mesmo caminho”‘ assinatura=”Michel Temer, presidente da República” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Ao promover reformas fundamentais na economia espanhola, o governo registrou enfrentamentos iniciais, mas depois vieram os aplausos. Estamos no mesmo caminho”, avaliou Michel Temer.

Após definir as iniciativas como “a garantia para um bom futuro”, Mariano Rajoy destacou a importância de Brasil e Espanha atuarem em conjunto para possibilitar a assinatura de acordo econômico entre o Mercosul e a União Europeia. “A conclusão [do acordo] possibilitará maior intercâmbio econômico, diminuição de barreiras e vai ampliar as condições para investimentos.”

Mariano Rajoy segue para São Paulo

A visita do premiê espanhol visa, ainda, estreitar relações comerciais com o Brasil. Nesta terça-feira (25), ele irá para São Paulo (SP), onde representantes de mais de 50 empresas espanholas estarão para poder investir no País.

Edição: Raquel Flores