26/04/2017 às 10:27, atualizado em 26/04/2017 às 10:40

Construções de Brasília são tema de exposição no Hospital da Criança

Abertas para visitação desde 17 de abril, 12 fotografias de João Campello ficam na unidade de saúde até sexta (28)

Por Vinícius Brandão, da Agência Brasília

Quem não conseguiu ver a exposição Hospital da Criança: Patrimônio de Brasília tem até a sexta-feira (28) para apreciar as 12 fotografias de João Campello de construções da cidade. Elas estão no hall do Hospital da Criança de Brasília José Alencar desde 17 de abril.

Quem não conseguiu ver a exposição Hospital da Criança: Patrimônio de Brasília tem até a sexta-feira (28) para apreciar as 12 fotografias de João Campello de construções da cidade.

Quem não conseguiu ver a exposição Hospital da Criança: Patrimônio de Brasília tem até a sexta-feira (28) para apreciar as 12 fotografias de João Campello de construções da cidade. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Entre imagens de monumentos emblemáticos da capital, como o mastro com a Bandeira Nacional na Praça dos Três Poderes e o Museu Nacional, há uma nova foto de Campello do Hospital da Criança para apresentá-lo como mais um cartão postal da cidade. A mostra também traz ilustrações feitas por pacientes crianças e adolescentes.

Um deles é Lindsay Costa, de 6 anos, que trata problemas no coração. Ela tem dois desenhos afixados junto às fotos: um de uma criança com deficiência e outra da Bandeira Nacional, que acompanha a imagem real do símbolo capturada por Campello.

Segundo a mãe de Lindsay, Viviane Costa, pedagoga de 38 anos, a exposição é um estímulo interessante para a filha e uma valorização daquela unidade de saúde especializada em tratamento de câncer infantojuvenil.

“A foto mostra o tamanho e a beleza do hospital. Gosto que ele seja tratado como patrimônio da cidade, porque ele é um exemplo, com todo o tipo de atendimento facilitado e gratuito”, explicou Viviane.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Parte das comemorações do aniversário de 57 anos de Brasília, a mostra está aberta para visitação das 9 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.

No local, dois voluntários da Associação Brasileira de Assistência às Família de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace) oferecem lápis e papel para crianças que queiram fazer ilustrações. Depois, os desenhos são colocados próximo às fotos.

Fotógrafo representa paisagens urbanas e o cotidiano de Brasília

Criado em Brasília desde 1979, quando tinha 7 anos, o baiano João Campello, de 44 anos, conta que gosta de retratar as paisagens urbanas e o cotidiano da cidade. Ele diz buscar cenas que passam despercebidas pelos moradores.

A exposição não teve custo para o governo de Brasília, porque o fotógrafo cedeu as imagens ao hospital, e o Museu Nacional emprestou a estrutura para montá-la. A Secretaria de Cultura intermediou o contato com o museu.

Exposição Hospital da Criança: Patrimônio de Brasília

Até 28 de abril (sexta-feira)

Das 9 às 18 horas

No hall do Hospital da Criança de Brasília (Setor de Áreas Isoladas Norte, Lote 4B)

Entrada franca

Edição: Raquel Flores