14/08/2019 às 19:31, atualizado em 14/08/2019 às 21:55

Sol Nascente e Pôr do Sol agora são uma cidade

Governador lembrou que foi um compromisso de campanha dar mais dignidade aos quase 88 mil moradores da região

Por Ana Luiza Vinhote, da Agência Brasília

Foto: Renato Alves / Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha sancionou o Projeto de Lei n° 350/2019 que cria Sol Nascente/Pôr do Sol – a 32ª região administrativa do Distrito Federal. O PL vai beneficiar 87.746 mil moradores da cidade (veja mais no vídeo abaixo). O chefe do Executivo local assinou o documento durante o programa Câmara Mais Perto de Você, da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), que realiza sessões legislativas itinerantes. A de hoje (14) foi no Sol Nascente.

Demanda antiga da população, a proposta foi aprovada por 21 deputados distritais nessa terça (13) em primeiro e segundo turnos. O objetivo principal do governo, ao criar a região, é melhorar a qualidade de vida dos habitantes.

Ibaneis Rocha destacou que a sanção da lei não soluciona os problemas locais, mas, sim, o primeiro passo para o desenvolvimento das ações que o governo pretende adotar. “Todos diziam que era a maior favela horizontal da América Latina. Estamos dando dignidade à população. Vamos dar saúde, educação, segurança e, principalmente, a regularização, para acabar com as invasões. Os moradores ganharam representatividade e voz”, declarou.

[Numeralha titulo_grande=”87.746 mil” texto=”pessoas moram no Sol Nascente/Pôr do Sol” esquerda_direita_centro=”esquerda “]

O governador assegurou que, com a criação da região administrativa, haverá economia para o Estado. “Vamos racionalizar recursos e conseguir investir melhor e, se for para ter despesa para atender o povo carente, pode ter certeza que vou fazer. Quero dar, aqui, o desenvolvimento que todas as regiões do DF merecem”.

O vice-governador Paco Britto, também presente à solenidade, recebeu do presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente, reivindicações dos moradores e adiantou que fará uma reunião com órgãos do governo para tratar das demandas da população.

Ibaneis Rocha anunciou Goudim Carneiro como administrador da região e a construção da administração no local em frente à feira do produtor dentro de dois anos. Maranhense, o futuro administrador mora no Sol Nascente há 26 anos. Ele sempre esteve envolvido com lideranças comunitárias e movimentos sociais, defendendo a participação popular nas decisões.

Também estiveram presentes na sessão o secretário das Cidades, Gustavo Aires; da Juventude, Léo Bijos; da Fazenda, André Clemente; da Saúde, Osnei Okumoto; de Governo, José Humberto; de Atendimento à Comunidade, Severino Cajazeiras; de Esportes, Leandro Cruz; da Mulher, Ericka Filippelli; de Articulações Políticas, Renato Andrade e o adjunto da Casa Civil, Marcelo Martins.

Próximos passos

A lei prevê alguns o remanejamento de servidores da Administração Regional de Ceilândia para o novo órgão. Segundo a norma, Ceilândia prestará o apoio necessário para a região. Ibaneis Rocha também pediu aos órgãos agilidade nas obras. “Estamos fazendo os aditivos qualificados porque os projetos estavam malfeitos e mal executados. Também vamos acelerar a construção da rede hospitalar com a UBS [Unidade Básica de Saúde] e trazer uma UPA [Unidade de Pronto Atendimento]”, ressaltou.

Assista ao vídeo: