12/09/2019 às 16:26, atualizado em 25/09/2019 às 18:00

Cidade Estrutural recebe melhorias em ação do GDF Presente

Principais demandas são recolhimento de entulho, limpeza de bocas de lobo e entrega de um campo de futebol

Por Daniela Brito, da Agência Brasília

| Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

A ação parece simples, mas é essencial para moradores da Cidade Estrutural. O programa GDF Presente, em parceria com a administração local, vai devolver à população o campo de futebol “Guarita”, localizado na quadra 5 do Setor Oeste. A área esportiva vai beneficiar mais de 280 crianças da comunidade.

Ouça a reportagem:

A equipe do GDF Presente disponibilizou todo o maquinário indispensável para a tarefa e contou com a colaboração de empresários, que doaram parte do material. José Maria Ferreira da Silva, morador há 25 anos da Estrutural e gerente de Políticas Sociais da administração, ressalta a importância do espaço de lazer na região.

“Este é um campo histórico na cidade. A comunidade pedia por isso há mais de três anos e, agora, nós vamos devolver o espaço. Teremos o campeonato amador e veterano que vai movimentar toda a região”, comemora.

Saiba mais sobre o GDF Presente

A Estrutural possui dois campos de futebol sintéticos – um no Parque Urbano (atrás da vila olímpica) e o outro na quadra D 01 (no Setor Oeste). Mas uma exigência feita pela comunidade local é de que o campo seja todo em terra vermelha. A entrega da área esportiva está prevista para o fim da próxima semana.

“Nós gostamos do campo na terra pois é uma tradição na nossa comunidade. Estamos muito felizes, pois no ano passado não tivemos o campeonato justamente por não existir condições de usarmos o local. Agora a gente vê o quanto está ficando bom e que será uma competição muito bonita”, comemora José Alves da Silva, 55 anos, morador da Estrutural há 30 anos.

[Olho texto=”Estamos muito felizes, pois no ano passado não tivemos o campeonato justamente por não existir condições de usarmos o local” assinatura=”José Alves da Silva, morador” esquerda_direita_centro=”direita”]

A Equipe do GDF Presente, responsável pelo polo central (compõe as regiões do Sudoeste/Octogonal, Plano Piloto. S.I.A, Cidade Estrutural e Cruzeiro), chegou nesta quinta-feira (12/9) à Cidade Estrutural. Além da reforma do campo de futebol, ações de desentupimento de bocas de lobo, pintura de meio fio e recolhimento de entulhos estão em curso nos quatro cantos da região administrativa.

Está é a segunda vez do programa na Estrutural em menos de um mês. Algo que chamou a atenção da equipe do governo ao retornar, foi o fato de que alguns dos problemas sanados na primeira visita eram vistos novamente. Por exemplo, o entupimento de bocas de lobo na avenida principal da cidade. Por isso, mais uma vez o trabalho foi feito e entregue em bom estado a população.

| Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

“Eu vejo que o governo está organizando, mas é como se estivessem enxugando gelo. Acho que precisamos de uma fiscalização mais eficaz, talvez propagandas para conscientizar a população sobre onde jogar o lixo. Quem sabe desta forma o serviço renderá mais”, conta José Aroldo Lopes, morador da Estrutural há 28 anos.

O empresário também conta que procura conversar com as pessoas e dar um bom exemplo. “Faço a minha parte e coloco até lixeira na porta do meu comércio, para incentivar”, completa o morador.

A equipe do GDF Presente ficará até sexta-feira (13) na Cidade Estrutural. Em seguida, o grupo de trabalho irá para a Região Administrativa do Sudoeste.