09/10/2019 às 10:27, atualizado em 09/10/2019 às 13:53

Artesãos do DF arrecadaram mais de R$ 350 mil em quatro meses

Os 386 profissionais foram selecionados pela Secretaria de Turismo para expor e vender produtos em 28 feiras e festivais

Por Agência Brasília *

Entre os meses de abril e agosto de 2019, quase 400 artesãos selecionados pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) movimentaram R$ 356,5 mil com a comercialização de produtos durante 28 eventos na cidade. Os profissionais são escolhidos, geralmente, por meio de chamamentos públicos que são publicados no site da Setur-DF.

Uma das contrapartidas exigidas pela Secretaria de Turismo aos organizadores de eventos que têm apoio do órgão é a cessão de espaços para que os artesãos possam vender seus produtos. “Turismo e artesanato são setores que caminham juntos. Temos cerca de 11 mil artesãos cadastrados. Essa é uma das várias iniciativas que realizamos para impulsionar esse segmento da economia criativa que gera renda e que é muito procurado por turistas”, afirmou a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça.

“O governo precisa ajudar os artesãos. Temos um grande número de profissionais na nossa cidade que depende do artesanato”, comentou o artesão Élsio Moriani, que há 14 anos tem como única fonte de renda o artesanato. 

Foto: Luís Tajes/Setur-DF

Da madeira, o artista produz biojoias em marchetaria, acessórios de decoração, pequenos móveis e esculturas. A nova profissão substituiu o trabalho de repórter fotográfico e libertou o artista de ter um patrão. “Estava cansado de trabalhar para empresas. Fiz essa opção para ter mais liberdade”, concluiu.

Além das vendas durante os eventos, participar de feiras e exposições tem ajudado os artesãos da cidade a conseguirem novos clientes. “Até hoje estou atendendo encomendas que foram feitas em um evento que participei em julho. Durante as feiras vou vendendo e produzindo e depois ainda atendo novos clientes que conheci no estande”, comemorou a artesã Amauzi Fernandes. 

Foto: Luís Tajes/Setur-DF

Ela começou a fazer crochê aos 7 anos de idade e que transformou essa arte, há 25 anos, em uma das suas fontes de renda. “Recebo uma pequena pensão e essa atividade além de complementar minha renda serve como uma terapia”,complementa Amauzi.

 


Chamamentos 

Os editais de chamamento são publicados no site da Secretaria de Turismo na aba “Artesanato”. Os profissionais que se interessarem em expor seus produtos devem possuir a carteira do artesão válida. O documento é emitido pela Secretaria de Turismo e o agendamento para a renovação ou a emissão de uma nova carteirinha pode ser feita no seguinte link.


* Com informações da Secretaria de Turismo