10/10/2019 às 16:09, atualizado em 10/10/2019 às 16:49

Meninada, o Planetário espera por vocês

Diversas atividades foram programadas para despertar nas crianças o interesse pela ciência

Por Daniela Brito, da Agência Brasília

Aprender brincando é a proposta do Planetário de Brasília para comemorar o Dia das Crianças, neste sábado (12). Diversas atividades, como exibição de filmes, oficinas e visitas guiadas, serão realizadas.

A programação leva em conta situações astronômicas que acontecem no momento: por exemplo, este ano foi comemorado no dia 16 de julho os 50 anos da chegada do homem à Lua. 

Por isso, será realizada uma exposição sobre o Apolo 11 – o foguete que contribuiu para esse feito. “Queremos que nossos visitantes apreciem cada detalhe”, conta Anderson Freire, coordenador de educação e divulgação científica do Planetário.

Também serão exibidos filmes do acervo próprio, Uma aventura no Planetário, O segredo do Foguete de Papelão, No mundo da Lua, Origens da Vida e Kalouka Hina. Todos os filmes fazem referência ao universo científico.

[Numeralha titulo_grande=”15 de março 1974″ texto=”Data em que o centro científico e cultural foi inaugurado” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Para participar, basta ir lá. Já para as oficinas, o responsável tem que inscrever a criança 30 minutos antes, na própria bilheteria do centro científico. 

Serão 60 vagas pela manhã (das 8h30 às 12h) e 60 à tarde (das 14 às 19h). A expectativa é que mais de 500 pessoas passem pelo local no dia das crianças. Todos os eventos serão gratuitos.


Outras atividades

Biblioteca Nacional de Brasília

Cine Clubinho

A Biblioteca Nacional de Brasília promove de 07 a 13 de outubro no Espaço Infantil o Cine Clubinho, com filmes infantis. Nesta sexta (11), às 10h e às 14h30, será exibida a animação Pinocchio. Já no sábado (12), às 10, é a vez do clássico Branca de Neve e os sete anões. Entrada: Franca. Classificação Indicativa livre.

Complexo Cultural de Samambaia

O grupo Brinquedoteca, sob a direção de Letícia Araújo (tia Leleca), apresenta o espetáculo infantil Não vai ter primavera, baseado no livro infantil das escritoras Nísia Anália e tia Leleca. Entrada: R$ 20 inteira. Classificação indicativa livre.

Complexo Cultural de Planaltina
No domingo (13), a partir das 9h, a programação será dedicada ao Planaltina Rap em foco, evento que reúne vários rappers da cidade de Planaltina e convidados. Nesta edição, as músicas e atividades serão dedicadas ao público infantil. Entrada franca e classificação indicativa livre.

Espaço Cultural Renato Russo

Teatro Infantil – Coração Leal – 12 e 13/10 – 16h

Com texto e direção de Cássia Gentile, a peça transfere elementos de violência e intolerância para uma fábula infantil onde os bichos e insetos mais desprezados pela sociedade adquirem voz e direito de se expressar. Para compor esse universo de forma lúdica e onírica, a encenação é composta por dança, música e teatro. Entrada: R$ 40 (inteira). Classificação indicativa livre. Local: Sala Marco Antônio Guimarães.