11/03/2020 às 18:48, atualizado em 11/03/2020 às 18:50

Seminário debate Política Distrital de Qualificação Profissional

Grupo de trabalho foi criado para propor o novo modelo em outubro de 2019

Por Agência Brasília *

A Secretaria de Trabalho do DF (Setrab), como órgão competente para executar as políticas públicas de trabalho, emprego e renda, conduz o processo de atualização da Política Distrital de Qualificação Profissional (PDQ). A programa de qualificação está definida na Resolução n° 201, de 26 de março de 2010, do Conselho do Trabalho do Distrito Federal.

O PDQ do Distrito Federal visa promover transformações estruturais na condução e na orientação de programas e projetos de qualificação social e profissional voltados ao enfrentamento das desigualdades sociais, das minimizações de vulnerabilidades econômicas e, sobremaneira, da redução dos excluídos e marginalizados do mercado de trabalho. O objetivo é proporcionar qualificação social e profissional atrelada às necessidades do mercado, respeitando a autonomia dos atores que protagonizam suas próprias formas de inclusão no mundo dos negócios.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O PDQ/2010 objetiva promover a integração das políticas e das ações de qualificação social e profissional do Distrito Federal, de forma a promover a universalização do direito dos trabalhadores ao aperfeiçoamento profissional. Alguns casos chegam a décadas sem qualquer atualização, apesar das grandes mudanças no mundo do trabalho, com alto índice de desemprego e aumento da informalidade.

Com o propósito de apoiar o trabalhador mais vulnerável do DF, a Setrab criou, em outubro de 2019, um grupo de trabalho para propor a nova Política Distrital de Qualificação. Para possibilitar o acesso à sociedade e a setores partícipes da PDQ, a Setrab realizará dois seminários e uma audiência pública durante o mês de março.

Serviço:

12 de março de 2020

» Participação do setor produtivo, de entidades representantes dos trabalhadores e de secretarias de governo envolvidos em projetos de qualificação profissional.

13 de março de 2020

» Participação da Rede de Instituições Qualificadoras do Distrito Federal.

Horário: das 9h às 12h

Local: auditório da Setrab-DF, 1º andar (Setor Comercial Sul, Quadra 6, Lotes 10/11)

Contato por telefone: (61) 3255-3815/3706

 

* Com informações da Secretaria do Trabalho