14/03/2020 às 17:49, atualizado em 14/03/2020 às 19:09

Creches do DF terão funcionamento normal

Objetivo é manter o acolhimento das crianças para que pais possam trabalhar

Por Renata Moura, da Agência Brasília

As creches não vão fechar nos próximos 15 dias. O decreto do governador Ibaneis Rocha publicado neste sábado (14) não atinge as unidades educacionais destinadas a crianças de 0 a 3 anos. Ao todo, o Distrito Federal conta com mais de 100 escolas com esse perfil, entre públicas, conveniadas e Centros de Ensino da Primeira Infância (Cepiss); além das unidades particulares, que também funcionarão normalmente.

“Crianças de 0 a 3 anos não costumam circular muito, logo, não são pontos focais de proliferação de vírus”, argumenta o secretário de Educação do DF, João Pedro Ferraz. Segundo ele, a maior parte das unidades possuem menos de 100 alunos. “É uma realidade muito diferente daquela onde temos alunos maiores, que têm mais mobilidade e independência para circular”, completa.

A medida acompanha protocolos internacionais e, por isto, não há necessidade de interrupção dos serviços. “Não queremos criar problemas para os pais que precisam trabalhar”, afirma Ferraz. No entanto, a Secretaria de Educação alerta para que crianças doentes e gripadas evitem a ida às aulas. “Não é certo levar o filho doente para a escola. Até mesmo para que não contamine os coleguinhas”.