16/04/2020 às 19:24, atualizado em 16/04/2020 às 19:35

Policiais militares do DF receberão 24 mil máscaras protetivas

Ação conjunta de instituições garantiu tecido e aviamento para confecção dos insumos. Governo confeccionará material por meio da Fábrica Social

Por Lívio di Araújo, da Agência Brasília

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) ganhará, nos próximos dias, 24 mil máscaras para uso dos policiais em serviço em todo o DF. Os insumos serão confeccionados, a partir desta sexta-feira (17), pela Fábrica Social do GDF. Outras 1,5 mil máscaras também serão produzidas para serem distribuídas para outros servidores de atividades essenciais.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direitos”]

Todo o tecido e aviamentos para a produção das máscaras foi doado por um grupo de instituições e uma pessoa física. Entre elas estão a Business and Professional Women (BPW Brasília), a Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (AMPDFT), o grupo Mulheres do Brasil, a Rede Internacional de Excelência Jurídica do DF, a Faculdade Estácio, Agência de Transformação Social, a Fundação Pedro Jorge, a Central Park Gráfica de Conveniência e a estilista Letícia Gonzaga.

A doação foi recebida na tarde desta quinta-feira (16) pelo vice-governador Paco Britto, que também é coordenador do programa Todos Contra a Covid, e sua esposa, Ana Paula Holff.

A presidente da BPW Brasília, Bernadete Martins, frisou a agilidade do Governo do Distrito Federal para o recebimento da doação e confecção dos insumos. “Em menos de 24 horas o comitê gestor do programa conseguiu desburocratizar para que conseguíssemos confeccionar as máscaras, que vão fazer muita diferença para a proteção desses profissionais”, elogiou.

Paco agradeceu o empenho das instituições em ajudar o governo neste momento de pandemia e lembrou que empresários e sociedade sempre terão acesso, de maneira facilitada, ao que é feito com todas as doações recebidas. Ele ressaltou, ainda, a transparência com a qual o GDF tem agido em relação às doações recebidas.

“Fazemos questão de mostrar para onde está indo cada item recebido e vamos disponibilizar os dados também na internet”, destacou o vice-governador.

O projeto Fábrica Social receberá tecido, elástico e aviamentos doados já nesta sexta-feira, de modo que seja imediatamente iniciada a confecção das máscaras.

Mais doações

Pela manhã, o vice-governador recebeu a doação de 1,2 mil garrafas de suco de laranja integral que serão doadas para instituições sociais e pessoas mais socialmente vulneráveis. A bebida está à disposição do governo para ser distribuída de acordo com a programação do comitê.

Ainda nesta semana, Paco recebeu da Associação Brasileira de Odontologia (ABO-DF) e do Conselho Regional de Odontologia (CRO-DF) 1,5 mil kits para higiene bucal – com escova de dente e creme dental. Os insumos começaram a ser entregues para a população carente, em domicílio, juntamente com medicamento de alto custo e uma cartilha que ensinar a prevenção e educação da higiene bucal contra o coronavírus.

Todos contra a Covid

Por meio de decreto, o GDF instituiu o Comitê de Emergência a fim de arrecadar doações para o combate e enfrentamento do novo coronavírus.

Além de produtos, serviços, alimentos, insumos e equipamentos, o governo também recebe, por meio do Banco de Brasília (BRB), doações financeiras para ações de enfrentamento à pandemia.

Como doar:

Agência: 027

Conta Corrente: 049.521-5

CNPJ: 02.174.272/0001-55

Banco 070 – Banco de Brasília (BRB)