18/04/2020 às 09:00, atualizado em 15/04/2024 às 14:46

Incra 8 ganha 3 mil metros quadrados de novas calçadas

Obra viabilizada com verba de emenda parlamentar promete levar mais segurança e acessibilidade à comunidade local

Por Jéssica Antunes, da Agência Brasília

Trator entra em ação para restaurar passagem em meio à vegetação do Cerrado | Foto: Administração Regional de Brazlândia / Divulgação

Aos poucos, mais 3,2 mil metros de calçadas fazem parte do cenário do Incra 8, em Brazlândia. Os novos passeios são construídos na lateral da DF-180 a partir do investimento de R$ 250 mil de verba de emenda parlamentar. Iniciada há um mês, a obra está 45% executada, com preocupação com acessibilidade e segurança.

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A melhoria no local foi demandada pela comunidade, com reivindicações via Ouvidoria, repassadas por líderes comunitários e identificadas pela própria administração regional. A ação é executada pela pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), com expectativa de conclusão no fim de maio.

Diretor de Urbanização da empresa, Sérgio Antunes Lemos conta que são 1,1 mil metros quadrados em linha reta, com 1,2 metro de largura. “Isso é importante visando a acessibilidade, para que seja possível passar, lado a lado, pedestres e cadeirantes, por exemplo”, explica. Apesar de a incidência de chuvas atrapalhar, as equipes concentram esforços para transformar a realidade de quem passa por ali.

Administrador da cidade, Jesiel Costa destaca a relevância de levar novos passeios para a cidade. “Toda construção de calçadas gera um movimento educacional da população, que nutre sentimento de pertencimento e preservação da cidade, o que reduz acúmulo de lixo e entulho, por exemplo”, observa, ao mesmo tempo em que aponta melhorias de acessibilidade e segurança, com trânsito livre e exclusivo para pedestres.

Melhoria no local foi demandada pela comunidade, com reivindicações via Ouvidoria | Foto: Administração Regional de Brazlândia / Divulgação

O pedreiro Sebastião Filho, de 48 anos, vive na região há duas décadas e conta que a rotina sempre envolveu passar por trechos de terra e grama, sem calçadas, na rodovia.

“É ruim porque, quando chove, o chão fica escorregadio e cheio de lama. Às vezes era melhor passar pela pista mesmo”, lembra Sebastião, para quem é importante levar o máximo possível de calçadas para a comunidade. “É valorizar o povo.”

Mais calçadas

Diretor de Obras do órgão, o engenheiro João Paulo Gomes conta que, além dessa execução específica, a implementação de passeios também ocorre em volta de prédios públicos, além do contorno do Setor de Igrejas e da Avenida Contorno.

São exemplos de prédios a receber as intervenções o Batalhão da Polícia Militar e mais duas escolas, bem como os arredores da Unidade Básica de Saúde 9.