24/04/2020 às 09:00, atualizado em 24/04/2020 às 12:58

Itapoã ganha retirada de entulho e operação tapa-buraco

Durante uma semana, Polo Leste do programa leva soluções a problemas emergenciais da região

Por Jéssica Antunes, da Agência Brasília

Período de chuvas não impediu o avanço das obras na região administrativa | Foto: Divulgação / GDF Presente

O Polo Leste do programa GDF Presente está no Itapoã há uma semana. Além de serviços de recolhimento de entulho e operações tapa-buracos por toda a cidade, as equipes trabalham pela recuperação de estradas rurais tornadas intransitáveis em decorrência da ação das chuvas. Somente na quinta-feira (23), 800 metros de vias vicinais foram revitalizadas.

A recuperação das estradas vicinais da DF-330 é realizada com material mais grosso do que o cascalho. E por meio de compactação com rolo, para aguentar as precipitações. É o que explica o coordenador do Polo Leste, Júnior Carvalho. Ele conta que o trecho estava intrafegável, levando transtorno a cerca de 200 famílias que vivem no local.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Em época de chuva, precisamos arrumar essa estrada a cada 15 dias porque o acesso fica inviável. O trecho leva aos comércios essenciais da cidade, além de ser rota de ônibus”, conta o administrador do Itapoã, Valdemar Medeiros. Para essa recuperação, 12 caminhões de rachões de concreto reciclado foram doados pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

O GDF Presente intensifica o trabalho da administração regional. O balanço de ações desde que as equipes do programa voltaram à cidade, na quinta-feira (16), ainda inclui a adequação da rotatória na marginal da rodovia DF-250, a retirada de 160 toneladas de entulhos e resíduos sólidos e o uso de quase 30 toneladas de massa asfáltica para cobertura e manutenção de buracos nas pistas.

Material mais grosso do que o cascalho é aplicado nas vicinais da DF-330 | Foto: Divulgação / GDF Presente

“Quando o programa está na cidade, conseguimos adiantar os trabalhos necessários, já que são descentralizadas as máquinas que não temos disponíveis na administração”, revela Valdemar Medeiros. “A semana foi boa porque também conseguimos evolução na retirada de lixo, com volume muito significante, o que ajuda no combate ao Aedes aegypti, além de atender demandas necessárias para a região.”

Nesta sexta-feira (24), o Polo Leste do GDF Presente dará início ao cronograma de ações no Paranoá.