06/05/2020 às 14:30, atualizado em 06/05/2020 às 14:49

Revitalização do parquinho na Praça do DI, em Taguatinga

Há sete anos sem reformas, o local, agora, terá de volta a pista de skate

Por Rosi Araújo, da Agência Brasília

Pedido pela reforma do local veio dos próprios moradores | Fotos: Joel Rodrigues / Agência Brasília

As obras de revitalização do Parque Infantil Elmo Serejo Farias (que fica dentro da Praça do DI) foram retomadas nesta quarta-feira (6). O trabalho havia sido suspenso após o anúncio da pandemia, causada pelo novo coronavírus.

Hoje, foi a vez de trocar os brinquedos, restaurar o canteiro central, colocar pedras portuguesas e mudar a areia dos parquinhos. 

O pedido pela reforma do local veio dos próprios moradores que tiveram apoio de empresários, da Administração Regional de Taguatinga e também da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), responsável pelos reparos.

Maurílio Palmeira, de 58 anos, nasceu e cresceu na rua que fica atrás da praça. Ele ficou muito surpreso quando viu os funcionários da Novacap trabalhando e logo sacou o celular pra fotografar a cena.

“Eu vi isso aqui construir, brinquei muito. A minha infância todinha foi aqui e também já trouxe meus filhos para brincar. Ver essa reconstrução é recordar o passado e fico muito feliz”, afirmou.

Parquinho é muito frequentado por moradores porque oferece segurança e é ideal para crianças e adolescentes | Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

O administrador de Taguatinga, Geraldo Araújo, lembrou que o espaço foi um dos primeiros parques infantis da cidade. “Essa é a primeira revitalização total. Estamos trocando os brinquedos, fazendo novas pinturas e vamos refazer a pista de skate que foi demolida e virou ponto de drogas”, explicou Geraldo.  

O parquinho é muito frequentado pelos moradores porque oferece segurança, é equipado e ideal para que crianças e adolescentes possam brincar e praticar esporte.

A arquiteta da administração, Mariana Félix, responsável pelo projeto, contou que além das dificuldades orçamentárias, refazer a identidade da praça foi o desafio principal. “Estamos requalificando a área, resgatar o que foi idealizado. Encontramos tudo deteriorado e vamos devolver a área para  prática de esporte e lazer”, afirmou Mariana.