10/05/2020 às 13:22

DF Legal intensifica ações no Dia das Mães

Decreto que mantém comércios fechados em razão da pandemia continua em vigência

Por Agência Brasília

A Secretaria DF Legal, que tem realizado operações de fechamentos de comércios desde o início da pandemia da Covid-19, intensificou suas ações neste domingo de Dia das Mães.
Em razão da festividade, muitos comércios e até mesmo ambulantes tentaram driblar a fiscalização. Foi o caso do centro de Ceilândia, por exemplo, que amanheceu com lojas abertas e vários ambulantes. Equipes da Secretaria DF Legal estiveram no local e orientaram a retirada de ambulantes, atividade que está totalmente proibida, e o fechamento de lojas com atividades não autorizadas.
Gutemberg Tosatte, secretário do DF Legal, explica que o governo não é contrário ao comércio, mas, sim, a favor da vida. “O GDF tem um estudo de abertura do comércio aos poucos e com muito respaldo. Espero que entendam que o importante, agora, é salvar vidas”.
Até o momento, a Secretaria já fechou compulsoriamente 22 mil comércios, interditou cerca de 800 e multou 26, com valores entre R$ 3.600 e R$ 24.000. Foram vistoriados, desde março, 253 mil comércios. Ambulantes que insistirem em permanecer podem ter seus produtos apreendidos.
*Com informações do DF Legal