18/05/2020 às 20:00, atualizado em 18/05/2020 às 20:02

Videoconferência abre semana de doação de leite materno no DF

Vídeo produzido com mensagem de doadoras e profissionais envolvidos foi ponto alto do evento

Por Agência Brasília* | Edição: Isabel De Agostini

Para abrir a Semana Distrital de Doação de Leite Materno, a Secretaria de Saúde participou de uma videoconferência pela Rede Universitária de Telemedicina (Rede Rute). O evento comemorativo é realizado de forma presencial desde 2004, entretanto, por conta da pandemia do novo coronavírus, este ano todos os eventos serão on-line.

O evento foi virtual, onde compareceram além do DF, vários representantes dos outros estados. As doadoras assistiram também. “Fizemos a apresentação de dez anos de campanhas de doação de leite humano do DF, ministrando para os outros estados como trabalhamos a ação, além de uma homenagem à nutricionista Ana Célia, que se aposentou recentemente após 30 anos de trabalho em prol do Banco de Leite Humano e Amamentação em Sobradinho”, afirma Miriam Santos, coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano do DF.

O evento contou com um vídeo da primeira dama do Distrito Federal, e Secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha, madrinha do projeto Aleitamento Materno do GDF, além da participação de representantes da Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Corpo de Bombeiros Militar, Rede Global de Banco de Leite Humano, Fábrica Social e Programa Criança Feliz Brasiliense.

“A importância dessa videoconferência é marcar a abertura de forma oficial dos eventos em comemoração à Semana Distrital. Além disso, é uma maneira de agradecer as doadoras, profissionais, parceiros como, Bombeiros, Rotary Clube, IBRES e todos os envolvidos na ação”, explica a coordenadora.

O ponto alto do evento on-line foi um vídeo produzido com mensagem de doadoras, profissionais de saúde, bombeiros e receptores de leite humano, elaborado pela Rede Global de Leite Humano.

Segundo Miriam, as expectativas para a Semana Distrital são as melhores possíveis, como o aumento da captação de leite humano e a conscientização quanto à doação de leite materno.

A partir de terça-feira (19), cada banco de leite vai fazer uma live com tema diferente para as redes sociais do Amamenta Brasília.

*Com informações Agência Saúde