23/05/2020 às 21:34, atualizado em 23/05/2020 às 21:40

Mais 15 pacientes chegam ao hospital do Mané Garrincha

Unidade conta agora com 20 transferidos do Hran. O primeiros cinco chegaram na sexta-feira (22)

Por Agência Brasília * | Edição: Chico Neto

A unidade é o primeiro hospital de campanha do DF voltado a pacientes de Covid-19 | Foto: Geovana Albuquerque / SES

Mais 15 pacientes do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) foram transferidos, neste sábado (23), para o primeiro hospital de campanha do Distrito Federal voltado à Covid-19, montado no Estádio Nacional Mané Garrincha. Com os cinco pacientes que chegaram na sexta-feira (22), a nova unidade conta agora com 20 internos, atendidos em leitos com suporte avançado.

O primeiro a chegar foi o aposentado J.G.S.F., de 72 anos. Com sinais de melhora e sem a necessidade de continuar usando antibióticos, ele foi um dos selecionados para atendimento no hospital de campanha. Logo na entrada, emocionou-se e elogiou as instalações: “Isso aqui é de primeiro mundo. Obrigado por terem me trazido para cá”.

O secretário de Saúde, Francisco Araújo, lembrou a importância do esforço conjunto para erguer o hospital: “Foram dias de muito trabalho, dedicação e suor derramado, tanto de servidores quanto de colaboradores e contratados, mas tudo isso deu frutos e, graças a todos vocês, conseguimos entregar esse hospital em tempo recorde. A maior beneficiada é a população”.

A estrutura foi equipada com 197 leitos, sendo 173 de enfermaria adulto, mais 20 de suporte avançado e quatro de emergência. Para garantir o funcionamento da unidade, já foram contratados, até o momento, 123 profissionais de várias especialidades. A expectativa é chegar a aproximadamente 300 funcionários quando todos os leitos estiverem ocupados.

Gerenciamento e adequação

Dois contratos emergenciais foram necessários para preparar o hospital de campanha. O primeiro, no valor de R$ 79 milhões, foi firmado para o gerenciamento dos leitos, fornecimento de insumos e equipamentos hospitalares e a contratação da equipe de saúde, formada por médicos, enfermeiros e farmacêuticos, entre outros profissionais da área.

O segundo contrato, no valor de R$ 5,9 milhões, foi firmado para realizar as obras de adequação física do estádio ao padrão de um hospital de campanha. As mudanças incluíram a demolição de parte da estrutura, a instalação de um novo piso na área da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), de nobreak e de sistema I.T médico – um tipo de instalação elétrica exigida em alguns ambientes de assistência especializada.

Além disso, o contrato abrange redimensionamento do sistema de ar-condicionado, construção de postos de enfermagem e manutenção corretiva e preventiva durante o período de atendimento, bem como o processo de desmontagem que ocorrerá depois da pandemia.

Ao fim do contrato, os bens e equipamentos contemplados serão incorporados ao patrimônio da Secretaria de Saúde (SES).

Covid-19

De acordo com o último boletim informativo da SES, divulgado no início da noite deste sábado (24), o DF registrou 6.248 casos da Covid-19. Do total de pacientes infectados, 3.410 estão recuperados e 95 evoluíram para óbito. Desses, seis eram residentes de cidades do Entorno, mas estavam internados no DF.

* Com informações da SES