25/05/2020 às 19:31, atualizado em 01/08/2021 às 00:39

Escolas públicas do DF são revitalizadas durante o isolamento social

Só na região de Sobradinho 18 unidades receberam melhorias na infraestrutura

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília

Apesar da paralisação por conta da pandemia do novo coronavírus, as escolas sob tutela da Coordenação Regional de Ensino (CRE) de Sobradinho recebem agora um outro tipo de atividade: 18 unidades já concluíram ou estão passando por algum tipo de manutenção e quando os estudantes retornarem terão um ambiente mais agradável e seguro.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Um bom exemplo é o Centro de Ensino Infantil (CEI) 03, localizado na quadra 16 de Sobradinho. Antes ocupada por estudantes, as salas de aula estão temporariamente ocupadas com materiais de construção. Por meio de verbas do Programa de Descentralização Financeira e Orçamentária (PDAF) e de emendas parlamentares, o CEI 03 está recebendo manutenção nos banheiros, telhado, vidros e portas das salas de aula, piso do pátio externo e do refeitório, cozinha, muros e estacionamento.

A diretora da unidade, Ana Rita Vieira, ressalta a importância do trabalho que está sendo realizado, que conta com um investimento de cerca de R$ 200 mil: “Estou há 15 anos nesta escola e é a primeira vez que fazemos um trabalho desta grandeza. Vai trazer muito conforto para os alunos”. O CEI 03 possui atualmente 343 estudantes, alguns deles de ensino especial matriculados em 16 turmas de ensino infantil, divididas em dois turnos.

18 escolas da regão de Sobradinho receberam algum tipo de reparo durante a quarentena. Fotos: Lúcio Bernardo Jr.

O coordenador da Regional de Ensino de Sobradinho, Marco Aurélio Vieira de Souza, fala da importância do GDF, por meio da Secretaria de Educação, na execução dos trabalhos e adianta a próxima aquisição que as unidades de ensino irão receber: “A CRE iniciou o processo de compra e posterior instalação de aparelhos de ar condicionado para todas as escolas sob a nossa tutela”, destacou o coordenador. A verba para o serviço foi destinada por meio de emenda parlamentar.

Manutenção também em prédios administrativos

Além das escolas, quem também passa por trabalhos de manutenção é o prédio da CRE de Sobradinho. O estacionamento do local foi completamente revitalizado e agora conta com uma nova camada asfáltica no que antes era um terreno irregular. A obra foi realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF), com um investimento total de R$ 180 mil.

O estacionamento da CRE foi completamente revitalizado. Fotos: Lúcio Bernardo Jr.

A Regional de Ensino também está revitalizando os muros que circundam todo o terreno e vai trocar os telhados dos dois prédios que abrigam seus servidores. Outros duas estruturas sob a tutela da CER de Sobradinho também passaram por manutenção recentemente: o teatro de Sobradinho e a biblioteca pública Rui Barbosa.