19/06/2020 às 20:35, atualizado em 16/04/2024 às 14:01

Moradores terão credenciais para veículos durante fechamento da W3

Mais de 400 adesivos foram entregues durante a semana para os moradores da região

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília | Edição Isabel de Agostini

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou nesta semana a entrega de mais de 400 credenciais de acesso a veículos durante o fechamento da W3 Sul. O Viva W3, projeto do Governo do Distrito Federal (GDF) de revitalização e humanização da principal via comercial do Plano Piloto, foi lançado em 11 de maio e transforma a avenida em uma área exclusiva à prática de esportes e ao lazer nos domingos e feriados.

Os moradores terão adesivos para circularem com veículos na região. Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

A faixa exclusiva para o trânsito de carros e motos entre as quadras 703 e 707 Sul foi criada para atender moradores de imóveis com as garagens voltadas para a W3. Da 708 a 715 Sul, as entradas e saídas de veículos ficam nas áreas internas das quadras.

No final da semana, agentes da Diretoria de Educação de Trânsito passaram pelas 287 residências ocupadas da W3 fazendo a entrega dos adesivos que serão fixados nos carros e motos dos moradores. Fiscais estarão na entrada da 703 para fazer o controle de entrada. Junto com a credencial, o Detran entregou um ofício orientando os moradores sobre o procedimento e materiais da campanha da Lei Seca realizada pelo órgão.

“A receptividade ao nosso atendimento foi muito boa. Não teve ninguém que reclamou”, conta o diretor de Educação de Trânsito, Marcelo Granja. Neste domingo, a equipe do Detran estará em um stand na 707 Sul para entregar a quem não estava em casa no dia da entrega. Quem tiver a credencial perdida ou avariada poderá fazer a retirada de outra no mesmo local ou durante a semana, no posto de atendimento do Detran da 906 Sul.

Convívio em harmonia

O engenheiro Marcontoni Montezuma, de 51 anos, mora na 705 Sul, de frente para a W3. Na última quinta-feira ele recebeu o adesivo em casa de um agente do Detran. Para ele, tudo foi esclarecedor e o fechamento do trânsito para veículos e abertura aos pedestres é uma iniciativa acertada e nada preocupante.

Para ele, o acesso de carros às residências nos dias de fechamento – domingos e finais de semana – “é mínimo”, o que é ainda facilitado pelo desvio dos ônibus para as W4 e W5 Sul. “É só ter a cidadania mútua de ir mais devagar, prestar mais atenção, num convívio harmônico com os pedestres que estarão circulando pela via que tudo se torna viável”, defende.

Elton Melo é outro morador da W3 que recebeu o adesivo para o carro. Como não é de fazer eventos em casa nos finais de semana, inclusive durante a quarentena, acredita que o desvio do trânsito aos domingos e feriados não afetará sua rotina de saída de sua casa, na 704 Sul. “Está sendo tranquilo, não me afetou em nada.”