23/06/2020 às 11:34, atualizado em 23/06/2020 às 11:41

Inspecionados mais de 20 mil imóveis na região do Guará

Elaborada pela Vigilância Ambiental e parcerias, ação é intensificada e inclui conscientização dos moradores

Por Agência Brasília * | Edição: Chico Neto

As visitas incluíram orientação aos moradores sobre os riscos de transmissão da dengue | Foto: Divulgação / Ascom Guará

As ações diárias de inspeção aos imóveis no Guará já somam 23.109 locais verificados pelos agentes da Vigilância Ambiental no período de janeiro a junho deste ano. Durante as visitas, além da checagem dos possíveis focos do mosquito Aedes aegytpi – transmissor da dengue, zika e chikungunya –, os moradores são orientados sobre medidas de prevenção.

Alinhada a essas ações, a Administração Regional do Guará intensificou os serviços de  limpeza na cidade e já recolheu mais de 500 toneladas de lixo e entulho descartado irregularmente nas vias públicas. O trabalho tem parceria com o Polo Central, vinculado ao programa GDF Presente.

Carcaças recolhidas

Outra importante parceria foi feita com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), que, a partir de denúncias encaminhadas à Ouvidoria, atuou no recolhimento de 57 carcaças de carros que serviam como criadouros do mosquito transmissor da dengue.

A força-tarefa conta, ainda, com o apoio de militares do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) que inspecionam as áreas identificadas com maior incidência de casos.

“O Governo do Distrito Federal está comprometido com a população”, ressalta a administradora do Guará, Luciane Quintana. Como parte das ações de conscientização, foi lançado o projeto #guarásemlixo, por meio do qual a comunidade tem acesso a todas as informações sobre a necessidade de manter os ambientes livres de focos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Balanço de janeiro a junho

✔️ Imóveis inspecionados: 23.109.
✔️ Imóveis fechados: 6.324.
✔️ Imóveis recusados: 480.
✔️ Imóveis em tratamento: 2.215.
✔️ Imóveis com pendências: 47.
✔️ Depósitos inspecionados: 49.452.
✔️ Depósitos tratados: 3.087.

* Com informações da Ascom Guará