01/07/2020 às 16:56, atualizado em 01/07/2020 às 19:17

Sanear/DF: 1,2 mil locais desinfectados em três meses 

Equipes do programa sanitizam, para combater a disseminação do novo coronavírus, áreas públicas ou de grande circulação de pessoas

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília * | Edição: Renato Ferraz

Equipes do Sanear/DF estiveram em todas as regiões administrativas do Distrito Federal, nos últimos 90 dias, para sanitizar 1,2 mil locais e, assim, reduzir a possibilidade de contágio do novo coronavírus. O programa foi criado há três meses para realizar ações preventivas de desinfecção de áreas públicas ou de grande circulação de pessoas. Ocasionalmente, esses profissionais também reforçam o combate à proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Os grupos do Sanear/DF e de órgãos parceiros atuaram em prédios das administrações regionais, agências do trabalhador, feiras permanentes, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), terminais rodoviários, hospitais e praças públicas. Locais de grande circulação de pessoas e com potencial elevado para a presença do novo coronavírus, como a Rodoviária do Plano Piloto e hospitais como os de Ceilândia e de Samambaia, receberam o programa mais de uma vez.

Segundo Alexandre Reisman, um dos coordenadores do Sanear/DF, o feedback recebido pelas ações realizadas é positivo, revelado pelo elevado número de pedidos que chegam diariamente. E o trabalho não vai parar tão cedo: “Vamos estar nas ruas combatendo e contribuindo com a diminuição da proliferação do novo coronavírus até a vacina estar disponível”, garante.

Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

A proposta inicial do programa era contemplar todas as RAs, seguindo um cronograma pré-estabelecido. No entanto, por conta do avanço da pandemia do novo coronavírus, os gestores do Sanear/DF também criaram um cronograma emergencial, que visa atender a demandas urgentes que chegam diariamente de gestores públicos distritais. “Agora estamos intercalando as atividades: um dia atendemos a uma região administrativa, no outro sanamos uma demanda emergencial”, explica Reisman.

Na avaliação de Edgar Rodrigues, diretor da Divisão de Vigilância Ambiental, um dos pontos fundamentais do programa é a antecipação a potenciais focos de crise sanitária. “Damos para a população o melhor que um gestor pode fazer: eliminar o vírus que possa estar ali ou evitar que possa aparecer”, explica. 

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Um dos locais visitados pelo Sanear/DF foi a Administração Regional do Cruzeiro. Depois de um servidor testar positivo para a Covid-19, o prédio passou por uma desinfecção total pela segunda vez. “É de extrema importância a limpeza, pois traz mais segurança para nossos servidores nesse momento. Estamos tomando todos os cuidados necessários, como uso de máscara e álcool em gel e distanciamento social para evitar a disseminação do vírus”, relata o administrador do Cruzeiro, Cláudio Simões.

O Sanear/DF é gerido em parceria pela Secretaria Executiva das Cidades (vinculada à Secretaria de Governo) e pela Diretoria de Vigilância Ambiental (pertencente à estrutura da Secretaria de Saúde), além de contar com o apoio de outros órgãos distritais como as administrações regionais, DF Legal, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), o Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF), a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) e as secretarias de Transporte e Mobilidade, Segurança Pública, Políticas Públicas, Educação e Comunicação.

* Com informações da Secretaria Executiva das Cidades