02/09/2020 às 21:43, atualizado em 08/09/2020 às 18:00

Comercial do Jardim Botânico ganha mais 240 vagas de carro

Ações do GDF Presente também chegam a monumentos da capital e seguem no reforço de limpezas de boca de lobo na Asa Norte

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

A comunidade do Jardim Botânico terá vagas de estacionamento de ponta a ponta em toda a avenida comercial | Foto: Divulgação

A avenida comercial do Jardim Botânico está de visual novo e logo estará pronta para atender uma demanda antiga dos moradores: 240 vagas de estacionamento por toda a via. O primeiro trecho da obra – cerca de 130 metros e 60 vagas – será liberado nesta sexta-feira (4). A entrega faz parte das comemorações do aniversário da região, que completa 16 anos, neste final de semana.

É mais uma ação do GDF Presente, que está diariamente nas ruas trazendo melhorias para a população do Distrito Federal. Na pista de 1,1 km de extensão, circulam cerca de 40 mil pessoas diariamente. Moradores e comerciantes locais cobram há quase duas décadas o estacionamento, que aliviará o tráfego de veículos e incrementará o comércio do Jardim Botânico.

“Vai melhorar muito pra gente que vive do comércio e também para os nossos clientes. O espaço era apertado demais, o pessoal reclamava da falta de vagas. Muita gente nem vinha até aqui pra não ter dor de cabeça. Agradeço ao Governo por ter tirado essa obra do papel ”, afirma Youssef Massuh, dono de uma loja de materiais de construção.

Os trabalhos são feitos pela Novacap, Administração Regional e o DER. Os trechos 7 e 8, e parte do 6, estão praticamente concluídos com o asfalto aplicado em todas as vagas. A partir desta quinta-feira (3), o DER inicia a pintura e a sinalização dos espaços. Até o próximo dia 25, as equipes do GDF Presente esperam concluir toda a reforma.

“Aqui o problema era crônico. As pessoas vinham comprar alguma coisa e paravam no canteiro, ao longo do meio-fio. Agora, tudo mudou. A comunidade está radiante e os comerciantes, empolgados com o resultado da obra”, conta o administrador regional, Antonio de Pádua. Segundo ele, todas as árvores da região que ocupavam o canteiro da avenida estão sendo preservadas.

Vinte e cinco servidores da Novacap e da Administração estão juntos na empreitada, de segunda à sexta feira. “Vamos colocar as vagas na avenida de ponta a ponta. Dar conforto aos moradores e também resgatar o comércio, visto que muita gente deixava de ir até a comercial por causa do transtorno. Dia de sábado era impraticável transitar na comercial”, revela o diretor de obras da administração, Jorge Belo.

Cuidado com os monumentos

No Plano Piloto, as equipes do Polo Central Adjacente 1 dão atenção especial aos monumentos da capital. Depois do Museu Nacional, hoje foi feita a lavagem geral do teto e da cúpula do Teatro Nacional. Ponto cultural histórico da capital, o teatro está fechado há seis anos e passa por um processo de revitalização e restauração das salas Martins Pena e Villa Lobos.

A equipe do GDF Presente fez hoje a lavagem geral do teto e da cúpula do Teatro Nacional|Foto: Divulgação

Na Asa Norte, entre as quadras 708 e 913, a missão foi a recuperação de bocas de lobo e recolhimento de entulhos. Trinta e duas caixas de águas pluviais foram limpas com a retirada de todo tipo de sujeira (terra, garrafas pet, latas, restos de construção, etc), além da troca de tampas danificadas.

Em Planaltina, no Núcleo Rural Córrego Arrozal, hoje foi dia de recuperação de canaletas e manilhas na “Rua da Igrejinha”. A região, localizada na BR 020, terá 28 km de estradas rurais totalmente reformadas e limpas até o final de setembro.