22/10/2020 às 17:25, atualizado em 22/10/2020 às 21:17

Reforço na limpeza dos bueiros da avenida W3 Sul

Ação já retirou 17 toneladas de lixo de bocas de lobo da avenida. No Guará, avançam os serviços de tapa-buracos

Por Gizella Rodrigues, da Agência Brasília | Edição: Fábio Góis

Até agora, 64 bocas de lobo foram limpas e 17 toneladas de lixo retiradas na W3 Sul | Foto: GDF Presente

A mais tradicional avenida comercial do Plano Piloto é alvo das ações do GDF Presente nesta semana. As equipes do Polo Central Adjacente I se concentram em limpeza e desobstrução das bocas de lobo da W3 Sul, em um esforço para evitar alagamentos e enchentes que atrapalham o trânsito de pedestres e motoristas. Os trabalhadores também percorrem as ruas da cidade para recolher galhos de árvores que caíram durante as chuvas e deixar o DF limpo e arrumado mesmo nesta época do ano.

O serviço já foi feito entre as quadras 502 a 511 e, até o final desta semana, todos os bueiros da avenida estarão livres para a passagem da água. Até agora, 64 bocas de lobo foram limpas e 17 toneladas de lixo retiradas. “Tinha folha, lama, garrafas pet e muitas sacolas plásticas que entupiam os bueiros”, afirma o coordenador substituto do Polo Central Adjacente I, Lúcio dos Santos Barboza, que lidera a execução dos serviços.

[Olho texto=”“É importante contar com o empenho da população, que deve descartar o lixo no lugar correto. Boca de lobo não pode ser tratada como lixeira”” assinatura=”Ilka Teodoro, administradora do Plano Piloto” esquerda_direita_centro=”centro”]

Joselita de Paula, 53 anos, é dona de um quiosque em frente ao edifício Assis Chateaubriand e diz que basta uma chuva mais forte para que as pistas dos arredores alaguem. “A água transborda pela calçada. Os carros não conseguem passar, as pessoas não conseguem atravessar. Esse é um trabalho de prevenção muito importante”, elogia.

O pedido de intervenção foi feito pela Administração do Plano Piloto e executado pelos servidores do GDF Presente, em parceria com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e com o Departamento de Trânsito (Detran-DF). “Desde o ano passado, no início do período chuvoso, fazemos esse trabalho baseados nos levantamentos dos pontos críticos feitos pelas administrações”, explica Lúcio.

Equipe do GDF fez diversos serviços de manutenção e paisagismo nos arredores do Buriti | Foto: Tony Oliveira / Agência Brasília

No começo da semana, as equipes do Polo Central Adjacente I percorreram os 16 quilômetros do Eixo Monumental e desobstruíram 348 bocas de lobo com a retirada de 24 toneladas de lixo. A limpeza também foi feita nos bueiros das quadras 700/900 Norte.

“A manutenção de bocas de lobo é fundamental para evitar obstrução e alagamentos no período chuvoso. Também é importante contar com o empenho da população, que deve descartar o lixo no lugar correto. Boca de lobo não pode ser tratada como lixeira”, afirma a administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro.

O GDF Presente também destacou equipe para fazer uma limpeza geral nos jardins do Palácio do Buriti. Eles fizeram roçagem de gramado, podaram árvores e recolheram folhas e galhos das palmeiras dos estacionamentos que ficaram no chão depois das chuvas. Os servidores também fizeram rastelagem e retiraram lixo verde, que encheu a caçamba de um caminhão.

Tapa-buracos: toneladas de massa asfáltica foram aplicadas nas ruas do Guará | Foto: GDF Presente

Guará

A Administração Regional do Guará, em parceria com o Polo Central do GDF Presente, intensificou a operação tapa-buracos com o objetivo de zerar todos os buracos das ruas da cidade. Dados da equipe de obras revelam que, de abril a setembro deste ano, foram utilizadas mais de 466 toneladas de massa asfáltica para cobrir buracos mapeados pela administração.

Duas toneladas foram usadas apenas no Conjunto F da QE 42, que estava toda esburacada. Síndico de prédios na quadra, Diogo de Araújo diz que o serviço chegou em boa hora. “O asfalto estava precisando desse cuidado. Passo aqui várias vezes de carro e, agora, teremos mais segurança”, comemorou.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Segundo a administradora do Guará, Luciane Quintana, as equipes contam com a ajuda dos moradores, que registram problemas na pavimentação pelo site da Ouvidoria, pelo telefone 162 e pelo aplicativo e-GDF, na opção Ouvidoria ou Cidades. “Recebemos um apoio importante do GDF, especialmente com o programa GDF Presente – sempre disposto em somar forças seja no reforço de maquinário, de trabalhadores ou no atendimento às demandas dos cidadãos guarenses”, elogia.

Além de cuidar do asfalto, o recolhimento de entulhos é o foco das ações na cidade nesta semana. Só no kartódromo Ayrton Senna, no Guará II, foram retiradas 2 toneladas em um único dia. Outra 1,7 tonelada foi recolhida em frente à Chácara 59 da Colônia Agrícola Águas Claras. Já a Quadra 1 do Setor de Oficinas (SOF) Sul recebeu capina, rastelagem e retirada de terra. Além disso, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) também fez capina e recolhimento de entulhos na QE 38.