24/10/2020 às 17:21, atualizado em 24/10/2020 às 20:41

I Concurso Cultural da Segurança Pública

Inscrições terminam amanhã e podem ser feitas no site da Secretaria de Segurança Pública

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

Termina neste domingo (25) o prazo de inscrições para o I Concurso Cultural da Segurança Pública para os Colégios Cívico-Militares do DF. O formulário de inscrição e demais documentos, como edital, autorização de participação para menores de 18 anos, podem ser acessados no site da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF). A competição é voltada para adolescentes do ensino fundamental II (entre o 6º e o 9º ano) e do Ensino Médio (1º, 2º e 3º anos) que poderão se inscrever nas áreas de fotografia, redação e vídeo.

“Estamos na reta final para participação no concurso. Aumentamos o prazo para que mais estudantes pudessem participar. Realizamos lives para orientá-los com profissionais em cada uma das áreas e agora seguimos para a próxima etapa, que é a votação dos trabalhos”, conta o secretário de Segurança Pública, o delegado Anderson Torres.

A iniciativa faz parte do conjunto de esforços para viabilizar ações voltadas à prevenção da violência e da criminalidade, afirma Torres. “Buscamos uma forma de nos aproximar dos alunos e dar continuidade ao trabalho que estava sendo desenvolvido desde o ano passado. O objetivo principal é promover a reflexão sobre a cultura de paz em tempos de pandemia, diante da suspensão das aulas presenciais e da necessidade de manutenção da oferta educacional por meio do ensino mediado por tecnologias”.

Ao todo, sete trabalhos em cada uma das modalidades serão selecionados por especialistas das áreas de cada uma das categorias. Esses finalistas serão submetidos à votação popular, por meio do Instagram da SSP/DF , entre os dias 03 e 13 de dezembro. Serão computados os números de ‘curtidas’ dos trabalhos apresentados ao público. O resultado será divulgado no dia 14 de dezembro, no site da Secretaria de Segurança.

[Olho texto=”O objetivo principal é promover a reflexão sobre a cultura de paz em tempos de pandemia, diante da suspensão das aulas presenciais e da necessidade de manutenção da oferta educacional por meio do ensino mediado por tecnologias” assinatura=”Anderson Torres, secretário de Segurança Pública” esquerda_direita_centro=”centro”]

Os três primeiros colocados, em cada uma das três modalidades, serão premiados com smartphone, notebook ou tablet, mas todos os finalistas serão agraciados com um certificado de Menção Honrosa. O importante é que o maior número de alunos participem, pois o concurso foi pensado para engajá-los.

Cultura de paz

“Os alunos deverão abordar temas como tolerância, cooperação, respeito à vida, respeito às individualidades, solidariedade, comunicação não violenta. Além de estimular a criatividade, o concurso foi pensado para engajá-los e chegar até eles, de acordo com as possibilidades permitidas neste período de pandemia”, explica o subsecretário de Prevenção à Criminalidade da SSP/DF, Manoel Arruda.

*Com informações da SSP