10/01/2021 às 17:15, atualizado em 11/01/2021 às 10:46

Sai mais um lixão, entra mais um PEC

GDF instala equipamento na quadra 416 de Santa Maria, provendo lazer à uma região que há seis anos era marcada por descarte irregular de lixo

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília | Edição: Mônica Pedroso

Até dois meses atrás, a área tinha lixo sendo descartado irregularmente provocando degradação do meio ambiente e trazendo riscos sanitários | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

A sujeira que antes predominava agora deu lugar ao lazer e à ordenação. Em Santa Maria, um lixão irregular foi desativado pelo GDF na quadra 416 e, no mesmo local, foi construído um Ponto de Encontro Comunitário (PEC) novinho em folha, dando uma destinação saudável a uma área antes marcada pela irregularidade. Apesar de ainda não ter sido inaugurado oficialmente, o PEC já faz sucesso entre os moradores.

Quem dá o testemunho é Raimundo das Chagas Gomes, 66 anos, morador de uma das casas que ficam em frente à nova estrutura. “Rapaz, isso aqui às 6h da manhã já tem muita gente usando. E à noite também vem mais gente também, fazem exercícios, tem uma iluminação boa do poste. Ficou muito bom”, avalia o aposentado, que mora em Santa Maria há mais de três décadas.

Raimundo das Chagas diz que os moradores usam os equipamento em vários horários | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Os aparelhos destinados à prática de musculação, alongamento e ginástica de forma gratuita foram doados pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), que também irá fornecer grama para ser plantada aos arredores do PEC. Um empresário da região doou a areia que agora compõe a base de concreto do local, feito por equipes da Administração Regional.

A aposentada Luzia da Silva Gonçalves, 68 anos, é dona de uma casa na rua em frente ao novo PEC e também aprovou a entrega feita pelo GDF. “Moro aqui naquela casinha desde 1993 e é a primeira vez que eu vejo algo desse tipo por aqui”, conta. “Isso aqui é algo que a gente vai lembrar pra sempre”.

A administradora regional de Santa Maria, Marileide Romão, destaca a participação da população nos pedidos por melhorias e por ajudar a mantê-las. “O pedido da comunidade é o que vale, e aqui nós o temos. São eles que estão cuidando, e isso é muito importante e satisfatório. Cidade linda é cidade limpa”, ressalta. Prova disso é que outro ponto da praça que também era usado para descarte irregular de entulho, inservíveis e até animais mortos, os próprios moradores plantaram e cultivam um jardim.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Atendendo a outra demanda dos moradores, a gestora também adiantou que já existe um pedido formal na Administração Regional para a construção de um parquinho infantil próximo ao PEC para o lazer das crianças. Além disso, dois empresários de Santa Maria demonstraram interesse em investir na área revitalizada por meio do programa Adote Uma Praça.