27/01/2021 às 15:09, atualizado em 27/01/2021 às 17:21

GDF Presente reforça limpeza no Plano Piloto

Cerca de 20 servidores e oito caminhões atuam no recolhimento de galhos derrubados após a forte chuva na cidade

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Freddy Charlson

Foto: Divulgação/GDF Presente

Desde cedo, uma equipe do GDF Presente está nas ruas para reforçar as ações de limpeza urbana na área central da capital | Foto: Divulgação/GDF Presente

Vento forte, árvores caídas, milhares de galhos de árvores quebrados e muitas folhas espalhadas pelos asfaltos e calçadas do Plano Piloto. Esse foi o saldo do forte temporal que caiu nessa terça-feira (26), na região, deixando um rastro de sujeira e medo. Desde às 5h30 desta quarta-feira (27), porém, uma equipe do GDF Presente (20 homens e oitos caminhões da Novacap) está nas ruas para reforçar as ações de limpeza urbana na área central da capital. 

“A equipe da Novacap fica com a parte de poda dos galhos e corte dos troncos e nós, do GDF Presente, ficamos encarregados de fazer a remoção de todo esse material”, detalha o coordenador do Polo Central Adjacente 1, do GDF Presente, Lucimário Barbosa, que comanda várias equipes espalhadas pela cidade. “A chuva fez bastante estrago, tivemos que mobilizar muitos homens para dar conta das demandas”, explica.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”centro”]

Equipes do GDF Presente estão espalhados em pontos de maior concentração de galhos caídos: Parque da Cidade; em frente ao Centro de Convenções Ulisses Guimarães; nas proximidades do Planetário; e quadras 106/306 Norte e 107 Norte. “Estamos trabalhando para deixar todas as vias desobstruídas”, observa o coordenador do GDF Presente.

Vila Planalto

Com atuação em quatro regiões administrativas da área central da capital do país – Lago Sul, Lago Norte, Varjão e Plano Piloto -, desde a última semana, o Polo Central Adjacente 1 do GDF Presente trabalha para deixar a cidade mais limpa e arrumada. Os serviços começaram na semana passada, na Vila Planalto, com recolhimento de entulhos. O mesmo foi feito no início desta semana, em pontos específicos da Asa Norte e no Setor de Embaixadas Norte (SNE).

“Essas ações de manutenção e limpeza, realizadas pelo GDF Presente, no Plano Piloto, são fundamentais para evitar alagamentos, prevenir acidentes, preservar espaços e equipamentos tombados e contribuir com a segurança de toda a população”, ressalta a administradora regional do Plano Piloto, Ilka Teodoro.

Além de promover o embelezamento das vias e espaços abertos da cidade, como os gramados, a operação teve como principal viés o combate à proliferação do mosquito da dengue. Dezenas de toneladas de materiais, como pneus,  garrafas pets, latas, plásticos e objetos em desuso, foram retirados do local. Três caminhões basculantes, com capacidade de 16 toneladas cada, foram usados na operação.

“Estamos muito atentos à questão do mosquito da dengue nesse período de chuva”, chama a atenção o coordenador do Polo Central, Lucimário dos Santos Barbosa, responsável, com sua equipe, pela manutenção e zeladoria do Varjão, Lago Sul, Lago Norte e Plano Piloto.