10/09/2021 às 19:53, atualizado em 10/09/2021 às 19:50

Dia do Cerrado será celebrado no Parque Ecológico Águas Claras

Ação terá palestra, contação de história, automassagem e exposições

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

O Instituto Brasília Ambiental realiza neste sábado (11), Dia do Cerrado, no Parque Ecológico Águas Claras, um evento com várias atividades no Centro de Referência em Educação Ambiental (Portão 2). A iniciativa começa às 10h30 e integra a programação de atividades organizadas para a Semana do Cerrado, coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema).

A Semana do Cerrado tem o objetivo principal de promover e divulgar o bioma, estimulando a sua valorização e conservação | Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

Na programação do evento, há atividades de automassagem, contação de história, exposição de maquetes topográficas de unidades de conservação, doação de publicações ecopedagógicas, divulgação sobre o concurso fotográfico Eu Amo o Cerrado, as exposições A Natureza É… e Nosso DF Através de Mapas, além da palestra Como a filosofia pode auxiliar no desenvolvimento sustentável, que será às 11h.

A ação ambiental contará com as participações especiais do Grupo de Escoteiros Ave Branca – que desenvolve atividades de educação ambiental –, da Escola de Filosofia Nova Acrópole, do Instituto Arapoti (compostagem) e da Brigada de Combate aos Incêndios Florestais do Brasília Ambiental, que atuará nas atividades de educação e de prevenção.

O cerrado é o segundo maior bioma brasileiro e um dos mais ameaçados. Detém um terço da biodiversidade brasileira, 5% da fauna e flora mundiais | Foto: Agência Brasília

Bioma

A Semana do Cerrado ocorre anualmente em função do 11 de setembro, Dia Nacional do Cerrado. Tem o objetivo principal de promover e divulgar o bioma, estimulando a sua valorização e conservação.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O cerrado é o segundo maior bioma brasileiro e um dos mais ameaçados. Detém um terço da biodiversidade brasileira, 5% da fauna e flora mundiais e é o nascedouro de águas que formam as três grandes bacias hidrográficas do país: Amazônica, São Francisco e Paraná/Paraguai, além de importante área de recarga de aquíferos, o que caracteriza o bioma como berço das águas do Brasil.

 

*Com informações do Brasília Ambiental