12/09/2021 às 18:12, atualizado em 12/09/2021 às 19:33

Avenida W3 Sul já tem 131 lixeiras e vai ganhar mais

SLU instalou 89 equipamentos tanto do lado das quadras 500 como das 700. Iniciativa faz parte do projeto de revitalização do espaço

Por GIZELLA RODRIGUES, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

Quem caminha pela W3 Sul agora tem onde jogar o lixo de maneira adequada. Novas 39 lixeiras foram instaladas pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU) nas quadras 507 e 508 Sul, que passaram recentemente por uma grande reforma de urbanização e acessibilidade. Ao longo da avenida, já foram instalados um total de mais 89 equipamentos. Antes eram apenas 42. Agora, já são 131 papeleiras, tanto do lado das quadras 500 como das 700, facilitando o descarte correto de lixo.

A meta do GDF é instalar 21 mil lixeiras em todo o DF até maio de 2022. Até agora, já foram colocados 10.136 equipamentos | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

[Olho texto=”“Por ser uma área com grande fluxo de pessoas, a instalação de lixeiras é fundamental para a manutenção da limpeza da avenida”” assinatura=”Ilka Teodoro, administradora do Plano Piloto” esquerda_direita_centro=”direita”]

Os novos depósitos, tecnicamente batizados de papeleiras, são feitos de plástico, pintados na cor cinza, têm o logotipo do SLU e são fixados em postes, presos com uma alça metálica. Cada lixeira possui 74,5 cm de altura, 42,5 cm de largura e 32 cm de profundidade, com uma abertura de 31 cm x 9,5 cm para o descarte de objetos de pequeno porte, como embalagens de balinhas ou panfletos, com capacidade de 50 litros.

Desde o ano passado, o GDF investe R$ 2,5 milhões para ajudar a manter a cidade limpa. A meta é instalar 21 mil lixeiras até maio de 2022. Até agora, já foram colocados 10.136 equipamentos em todo o DF. As papeleiras já existentes, mas que apresentem desgastes ou danos físicos, além das que foram arrancadas em consequência de atos de vandalismo, serão substituídas pelas novas.

[Olho texto=”“Essa colocação de lixeiras, junto com esse projeto de urbanização que está sendo feito na avenida, mostra a preocupação do governo com a qualidade de vida da população”” assinatura=”Meire Motta, subsecretária de Políticas Públicas” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Fazer parte da revitalização da W3 Sul nos deixa muito felizes, pois as papeleiras são equipamentos fundamentais para compor e agregar a todas as melhorias feitas pelo GDF no local. As papeleiras são uma demanda antiga da população e chegaram na hora certa. Todos devemos preservá-las para que durem muitos anos”, disse o diretor-presidente do SLU, Silvio Vieira.

Para a administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro, a instalação de papeleiras atende também a uma reivindicação dos empresários da região. “Por ser uma área com grande fluxo de pessoas, a instalação de lixeiras é fundamental para a manutenção da limpeza da avenida”, diz.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A maior quantidade de lixeiras também vai beneficiar os frequentadores do Viva W3, projeto que leva centenas de pessoas para praticar atividades físicas na avenida aos domingos. “Quanto mais perto tem uma papeleira, maior a possibilidade de as pessoas descartarem o lixo de forma correta”, diz a subsecretária de Políticas Públicas e uma das coordenadoras do projeto, Meire Motta. “Essa colocação de lixeiras, junto com esse projeto de urbanização que está sendo feito na avenida, mostra a preocupação do governo com a qualidade de vida da população”.