Cerimônia da ABACH foi acompanhada pela abertura da exposição “A Sonhar Venci Mundos"

" /> Cerimônia da ABACH foi acompanhada pela abertura da exposição “A Sonhar Venci Mundos"

">

12/07/2011 às 03:00

Autoridades e personalidade recebem homenagem no Buriti

Cerimônia da ABACH foi acompanhada pela abertura da exposição “A Sonhar Venci Mundos”

Por


. Foto: Mary Leal

Suzano Almeida, da Agência Brasília

O salão do Palácio do Buriti foi palco da entrega do Mérito Histórico e Cultural – Dia da Liberdade, realizado pela Academia Brasileira de Arte, Cultura e História (ABACH), nesta terça-feira. Entre as personalidades homenageadas, políticos, autoridades, empresário e jornalistas. Os premiados foram escolhidos por seus esforços, dedicação e empenho para a construção de um mundo melhor, igualitário e justo.

Ao todo, 62 personalidades foram homenageadas em seis categorias. A Diploma Liberdade de Pensamento tinha entre os homenageados o governador Agnelo Queiroz; a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; e os secretários de Comunicação, Samanta Sallum; de Publicidade, Abimael Nunes, e de Educação, Regina Vinhaes. Na Mérito Profissional, foram contemplados jornalistas, designer de Jóias e profissionais das áreas de Ciência Farmacêutica, Ciências Médicas e Ciência Veterinária. Também foram agraciados personalidades nas categorias Diploma Mérito Histórico e Cultural, Mérito Profissional, Mérito Empresarial e conferido o Diploma de Posse do Conselho da ABACH.

Após a entrega do Mérito Histórico e Cultural – Dia da Liberdade, foi inaugurada a exposição A Sonhar Venci Mundos, do artista Luiz Gagliastri. As obras mostram o sonhador personagem de Miguel Cervantes, Dom Quixote de La Mancha, em situações que vão desde as suas clássicas aventuras a cenas em brincadeiras de criança ao lado de sua musa, Dulcinéia Del Toboso. Algumas obras também ilustram a passagem fictícia do personagem por locais como Londres, Paris, Nova Iorque e até no Congresso Nacional Brasileiro, na obra Dom Quixote na Praça dos Três Poderes, que o artista doou ao acervo do Palácio do Buriti.

As peças do artista, que já passaram por São Paulo, ficarão expostas no Salão Branco do Palácio do Buriti de 13 de julho até 13 de agosto, das 9h às 17h. De Brasília, a exposição volta para São Paulo e seguirá, em data ainda a ser definida, para a Espanha.