Organizadores do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro anunciam participantes das mostras competitivas

" /> Organizadores do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro anunciam participantes das mostras competitivas

">

21/07/2011 às 03:00

Sai lista de filmes selecionados

Organizadores do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro anunciam participantes das mostras competitivas

Por

A coordenação geral da 44ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro – que este ano acontece de 26 de setembro a 3 de outubro – anuncia a lista dos filmes selecionados para as três categorias de mostras competitivas. Este ano, caíram critérios como o ineditismo e a separação de filmes por bitola. Assim, as categorias serão: mostra competitiva de filmes de longa-metragem, mostra competitiva de filmes de curta-metragem e mostra competitiva de curtas-metragens de animação.

As comissões de seleção das três categorias reuniram-se em Brasília, entre os dias 4 e 11 de julho. Os seis longas-metragens foram selecionados de um total de 110 filmes. Compuseram a comissão de seleção de longas os cineastas André Klotzel, Cibele Amaral e Monica Schmiedt, o diretor e produtor Flávio Ramos Tambellini e o jornalista e professor de cinema Sérgio Moriconi.

Os 12 filmes de curta-metragem que integram a Mostra Competitiva foram escolhidos de um universo de 415 inscritos. Na comissão estavam a pesquisadora e curadora Berê Bahia, os cineastas e produtores Leonardo Pirovano, Liliana Sulzbach e Santiago Dellape e o jornalista e crítico de cinema Marcos Petrucelli.

E para chegar à lista de 12 filmes de curta-metragem de animação, a comissão de seleção analisou 99 filmes. Compuseram a equipe o cineasta Ítalo Cajueiro, a produtora Luciana Druzina e o ilustrador Márcio Moraes.

Também já está disponível a lista de filmes que poderão ser vistos na Mostra Brasília. São quatro longas-metragens, 59 curtas e quatro curtas-metragens de animação. O 44ª Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem coordenação geral de Nilson Rodrigues. Segundo ele, “a seleção dos filmes revela uma variedade de temáticas e de geografias muito interessante e comprova a qualidade e a diversidade do cinema brasileiro atual”. E conclui: “O público vai assistir a bons filmes”.

FILMES SELECIONADOS

MOSTRA COMPETITIVA DE FILMES DE LONGA-METRAGEM

1. As hiper mulheres, de Carlos Fausto, Leonardo Sette e Takumã Kuikuro , 80min, RJ/PE

 2. Hoje, de Tata Amaral, 90min, SP

 3. Meu país, de André Ristum , 90min, SP

 4. O homem que não dormia, de Edgard Navarro, 95min, BA

 5. Trabalhar cansa, de Juliana Rojas e Marco Dutra, 99min, SP

 6. Vou rifar meu coração, de Ana Rieper , 76min, RJ

MOSTRA COMPETITIVA DE FILMES DE CURTA-METRAGEM

 1. A casa da vó Neyde , de Caio Cavechini , 20’, SP

 2. A Fábrica, de Aly Muritiba , 15’, PR

 3. De lá pra cá, de Frederico Pinto, 15’, RS

 4. Elogio da Graça, de Joel Pizzini , 25’, RJ

 5. Imperfeito, de Gui Campos, 14’, DF

 6. L, de Thais Fujinaga , 21’, SP

 7. Ovos de dinossauro na sala de estar, de Rafael Urban , 12’, PR

 8. Premonição, de Pedro Abib , 15’, BA

 9. Ser tão cinzento, de Henrique Dantas, 25’, BA

 10. Sobre o menino do Rio, de Felipe Joffily , 13’, RJ

 11. Três vezes por semana, de Cris Reque , 15’, RS

 12. Um pouco de dois, de Danielle Araújo e Jackeline Salomão, 20’, DF

MOSTRA COMPETITIVA DE FILMES DE CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO

 1. 2004, de Edgard Paiva, 5’48”, MG

 2. A mala, de Fabiannie Bergh , 1’45”, PA

 3. Bomtempo, de Alexandre Dubiela , 1’30” , MG

 4. Cafeka, de Natália Cristine , 2’29”, RS

 5. Céu, inferno e outras partes do corpo, de Rodrigo John, 7’33”, RS

 6. Ciclo, de Lucas Marques Sampaio, 3’40”, DF

 7. Media training, de Eloar Guazzelli e Rodrigo Silveira, 11’39”, SP

 8. Menina da chuva, de Rosaria, 6’, RJ

 9. Moby Dick, de Alessandro Corrêa, 8’, SP

 10. Quindins, de David Mussel e Giuliana Danza , 9’22”, MG

 11. Rái sossaith, de Thomate, 10’, SP

 12. Sambatown, de Cadu Macedo, 5’41”, SP

COMISSÃO DE SELEÇÃO – FILMES DE LONGA-METRAGEM

ANDRÉ KLOTZEL – Diretor, produtor, roteirista de longas, médias e curtas-metragens e montador cinematográfico. Realizou os longas A Marvada Carne (1986, vencedor de oito Kikitos em Gramado); Capitalismo Selvagem (1994); Memórias Póstumas ( 2001, cinco Kikitos em Gramado); e Reflexões de um Liquidificador (2010); os curtas Eva (1974); Os Deuses da Era Moderna (1978); Gaviões (1982); No Tempo da II Guerra (1991); e Jaguadarte (1994). Para a TV: + 500/ Mostra do Redescobrimento (2000) – GNT; O Petróleo é Nosso (2004) e O Bom Retiro é o Mundo (2006). Criou a produtora Brás Filmes.

CIBELE AMARAL – Diretora, atriz, roteirista e produtora. Diplomada pela escola Circo a Vapore, de Roma, especializada em Comédia. Recebeu mais de 20 prêmios com os filmes Momento Trágico e Enciclopédia do Inusitado e do Irracional , no Brasil e no exterior. Com a sua empresa, a 34 Filmes, fundada em 2001, co-produziu o longa Subterrâneos e foi produtora associada do longa Meu Mundo Em Perigo, ambos de José Eduardo Belmonte; produziu, roteirizou e atuou nos curtas Angélica Acorrentada , de Anna Karina de Carvalho e Uma Mulher Mais ou Menos , de Herbert Amaral. Em 2010, realizou o longa Galinha Preta.

FLÁVIO RAMOS TAMBELLINI – Sócio fundador da Tambellini Filmes (atual denominação de Ravina Filmes), é cineasta e um dos mais importantes produtores do Brasil. Dentre os trabalhos mais recentes, como diretor, estão o longa Malu de Bicicleta , lançado em 2011, que ganhou em Paulínia os prêmios de Melhor diretor, ator e atriz. Como produtor, está finalizando o longa As Aventuras de Agamenon, o repórter. Tambellini produziu e c-produziu filmes como Os Desafinados, de Walter Lima Jr., Cazuza, de Sandra Werneck e Walter Carvalho, Carandiru, de Hector Babenco, Janela da Alma, de João Jardim e Walter Carvalho, Eu, Tu, Eles, de Andrucha Waddington, Terra Estrangeira, de Walter Salles e Daniela Thomas, Orfeu de Cacá Diegues, etc. Como diretor, realizou Bufo & Spallanzani, baseado no livro de Rubem Fonseca e que obteve vários prêmios e os documentários Visão do Paraíso – A Mata Atlântica vista por Tom Jobim, Paraty: Mistérios e o premiado curta Tim Maia.

MONICA SCHMIEDT – Diretora e produtora. Monica é gaúcha e produz filmes desde os anos 80. Começou a dirigir documentários em 1997 e desde então alterna-se entre as duas funções. Em 1994, abriu a M. Schmiedt Produções, realizadora de filmes para cinema e televisão. Como diretora e produtora, realizou três documentários, entre eles Doce Brasil Holandês (2011) e Extremo Sul (2004), co-dirigido com Sylvestre Campe. Como produtora realizou doze filmes, entre eles Memórias Póstumas, 2001; A Invenção da Infância, 2000 (19 prêmios em festivais internacionais de cinema); Anahy de Las Misiones (quinta maior bilheteria nos cinemas em 1998); O Quatrilho, 1995 (indicado ao Oscar de filme estrangeiro); e Ilha das Flores (1989) (Urso de Prata no Berlinale).

SÉRGIO MORICONI – Jornalista, cineasta e professor de cinema, dirigiu os curtas-metragens C arolino Leobas (1978) e Athos (1998) e dividiu com Vladimir Carvalho a direção do curta Perseguini (1981). Colaborou no roteiro de Louco Por Cinema, de André Luiz Oliveira (vencedor do Festival de Cinema de Brasília de 1997) e é co-roteirista dos longas-metragens O Romance do Vaqueiro Voador, de Manfredo Caldas, Dom Quixote do Araguaia , de Érica Bauer (ainda inédito). É crítico de cinema e música e atua como professor de cinema do Espaço Cultural 508 Sul. Foi curador de mostras como Nação Farkas, Vladimir 70 (integral do documentarista Vladimir Carvalho), Seijun Suzuki – O coreógrafo da violência, O Baú de Jim Jarmusch, A Permanência do Tempo – Filmes de Johan Van Der Keuken , O Documentário Britânico, Arne Sucksdorff – o sueco do Cinema Novo, dentre várias outras. Participa da criação e curadoria do Slow Filme – Festival Internacional de Cinema e Alimentação, realizado na cidade goiana de Pirenópolis.

COMISSÃO DE SELEÇÃO – FILMES DE CURTA-METRAGEM
BERÊ BAHIA – É cineclubista, pesquisadora de cinema brasileiro e curadora de festivais e mostras de cinema.

LEONARDO PIROVANO –  Produtor, diretor, roteirista e editor, desenvolve projetos nas áreas de cinema e cultura popular. Tem experiência na área acadêmica como professor de linguagem cinematográfica, roteiro e produção nos projetos Revelando os Brasis e Rede Olhar Brasil, do Ministério da Cultura. Ao longo de sua carreira, dirigiu, produziu e editou documentários com temas lidados à educação. Entre 2003 e 2007, foi Diretor do Departamento Cultural do GRES Estácio de Sá, onde produziu e dirigiu o documentário O Rugido do Leão. Dirigiu ainda os curtas 5 x 1 (2000), Ainda Menina (2022) e Bairro Feliz (2000) .

LILIANA SULZBACH – Diretora, roteirista e produtora desde 1992. Estreou no longa-metragem em 2004, com o documentário O cárcere e a rua, premiado como melhor filme de documentário em Gramado. Entre seus filmes destacam-se ainda o curta O Branco (2000) e o média A invenção da Infância (2000).

MARCOS PETRUCELLI – Jornalista pós-graduado em Comunicação, é crítico de cinema desde 1991, com passagens pelo jornal Folha da Tarde e pelas revistas Set e Playboy. Em 1997, criou o e-Pipoca, site pioneiro especializado em cinema na internet. Também atuou na televisão, como crítico de cinema do Canal 21, da Band, e do programa Zoom, da TV Cultura. Desde 2006 também é comentarista de cinema da Rádio CBN, emissora do Sistema Globo de Rádio.

SANTIAGO DELLAPE – Diretor e roteirista, dirigiu e escreveu seis curtas-metragens com destaque para Nada Consta (2006) e Ratão (2010), ambos premiados em Gramado e Brasília. Como montador, recebeu em 2009 o prêmio de melhor montagem no Festival de Elche (Espanha), pelo curta Ana Beatriz. Dirigiu ainda A Vingança da Bibliotecária (2005), Bem Vigiado (2007), Nada Consta 2 (2008) e Papá (2004).

COMISSÃO DE SELEÇÃO – FILMES DE CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO

 ÍTALO CAJUEIRO – Cineasta, animador, roteirista, ilustrador e diretor de diversos curtas metragens como O Lobisomem e o Coronel, A moça que dançou depois de morta , A menina que pescava estrelas, Reconhecimento e I-Juca Pirama. O curta-metragem O Lobisomem e o Coronel foi a primeira animação brasileira a conquistar o prêmio de melhor filme no Anima Mundi. Suas animações já receberam 43 prêmios em diversos festivais de cinema no Brasil e no exterior.

LUCIANA DRUZINA – Trabalha na área audiovisual desde 2002 com a produção de filmes, séries e coordenação de mostras e festivais. Foi membro da diretoria da ABCA – Associação Brasileira de Cinema de Animação por duas gestões consecutivas, 2007/2008 e 2009/2010. Há oito anos, coordena no Brasil o Dia Internacional da Animação que está em sua oitava edição e que em 2010 contou com a participação de mais de 400 cidades em todos os estados brasileiros. É das principais responsáveis pela visibilidade da animação brasileira no exterior: há quatro anos realiza o Brazilian Animation nos estúdios da DreamWorks, em Los Angeles (EUA), e participa do envio de filmes de animação brasileiros para o Multivison International Festival of Animation Arts em São Petesburgo na Rússia. É sócia da Pizzatoons distribuidora de conteúdo de animação para diversas mídias.

MÁRCIO MORAES – Bacharel em Comunicação pelo Conservatoire Libre du Cinéma Français, na França, e Especialista em Multimídia pela LUSÓFONA Portugal em 1998, com ênfase em animação. Atua no Brasil desde 2001 na área do audiovisual, especialmente em pós- produção e animação. Dirigiu e produziu alguns filmes de animação, entre eles o curta Árvore dos Sonhos. Leciona nas instituições de Ensino Superior IESB e UNICESP.