Agnelo Queiroz inaugura programa firmado em parceria entre secretarias de Segurança e Educação

" /> Agnelo Queiroz inaugura programa firmado em parceria entre secretarias de Segurança e Educação

">

27/07/2011 às 03:00

GDF lança Muita Calma Nessa Escola

Agnelo Queiroz inaugura programa firmado em parceria entre secretarias de Segurança e Educação

Por


. Foto: Roberto Barroso

Suzano Almeida, da Agência Brasília

O governador Agnelo Queiroz lançou nesta quarta-feira (27/7), no Centro de Ensino Médio nº 4 do Guará I, o programa Muita Calma Nessa Escola. A ação conjunta das secretarias de Estado de Segurança e de Educação faz parte da política de segurança pública do Distrito Federal e tempor objetivo combater a violência e impedir o tráfico de drogas nas escolas locais.

O Departamento de Trânsito (Detran-DF) dará apoio ao programa, bem como as unidades da Polícia Militar (PMDF), entre elas o Batalhão Escolar. “Vamos ampliar o atendimento do Batalhão Escolar para criar uma cultura de paz, estreitando a relação entre estudantes e policiais militares”, destacou o governador Agnelo Queiroz.

Em sua primeira fase, o Muita Calma Nessa Escola vai atender 40 colégios com um sistema de policiamento intensivo. À medida que o efetivo da PMDF aumentar, o programa será levado às demais escolas, até alcançar todos os estabelecimentos de ensino do Distrito Federal. Serão dois policiais nos três turnos de aula. Os militares farão patrulhamento nas áreas internas e no entorno das escolas, seguindo as mesmas diretrizes do Policiamento Comunitário: ou seja, eles buscarão a parceria e a integração com a população.

“Nosso objetivo é dar essa atenção especial ao ambiente escolar, para que alunos, pais e professores tenham tranquilidade sempre”, destacou o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.

Conscientização – Ao mesmo tempo, a Secretaria de Educação mobilizará alunos e familiares, trabalhando a conscientização de combate ao bullying e ao uso de drogas, e a necessidade de preservação dos prédios públicos e das boas relações pessoais na escola.

Até o fim deste ano, com a integração de novos policiais ao Batalhão Escolar, a Secretaria de Segurança Pública deve dobrar o número de instituições atendidas pelo sistema de policiamento integral. O programa se baseará em dez ações:

– criação do Manual de Policiamento Escolar;

– participação da polícia nos Conselhos Escolares;

– campanhas educativas;

– criação do projeto Educar para a Cidadania;

– aumento do policiamento ostensivo;

– reforço do contingente policial;

– realização do primeiro Seminário Anual do Batalhão Escolar;

– aumento progressivo das escolas atendidas;

– realização de ações socioeducativas nas escolas;

– realização anual do curso de especialização de policiais do Batalhão Escolar, para reciclagem dos agentes atuais e formação especializada para novos policias.

Participaram da solenidade, entre outras autoridades, as secretárias de Educação, Regina Vinhaes, e de Comunicação, Samanta Sallum; o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Rogério Leão; o comandante-geral da PMDF, coronel Paulo Roberto Rosback; os comandantes do Batalhão Escolar, tenente-coronel Eduardo Leite, e do Comando de Missões Especiais, coronel José Ricardo Cintra; o administrador regional do Guará, Carlos Nogueira Costa, e o deputado federal e presidente do PT-DF, Roberto Policarpo.