Governador Agnelo Queiroz participa do encerramento da maior mobilização de trabalhadoras rurais do Brasil

" /> Governador Agnelo Queiroz participa do encerramento da maior mobilização de trabalhadoras rurais do Brasil

">

17/08/2011 às 03:00

Marcha das Margaridas

Governador Agnelo Queiroz participa do encerramento da maior mobilização de trabalhadoras rurais do Brasil

Por

Dalila Góes, da Agência Brasília

A maior mobilização de mulheres trabalhadoras rurais do campo e da floresta do Brasil, a Marcha das Margaridas 2011, foi encerrada oficialmente na tarde desta quarta-feira (17/08), com a participação do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e a da presidenta Dilma Rousseff. Assim como na abertura, a primeira dama Ilza Queiroz e as secretárias da Mulher, Olgamir Amância, e da Igualdade Racial, Josefina Santos também prestaram apoio as mais de 70 mil mulheres que vieram a Brasília em busca de melhores condições de trabalho, justiça social e participação política.

Agnelo Queiroz reforçou que a atual gestão do Governo do Distrito Federal apóia as reivindicações do movimento e lembrou que o país vive um momento político especial, com Dilma Rousseff à frente da Presidência da República. “As metas de vocês, que também se ajustam a de todos os brasileiros, e toda a sociedade, estão fortalecidas. Recebemos todas as margaridas com muito carinho e solidariedade. O Distrito Federal também é a casa de vocês. Estamos aqui para ouvi-las. Tenho a certeza absoluta de que este ato não foi em vão”, louvou.

Na oportunidade, a presidenta Dilma Rousseff entregou à coordenadora da marcha, Carmen Foro, um documento com as respostas do governo para 158 itens que compõem a pauta de reivindicações das Margaridas, e aproveitou para anunciar uma série de melhorias para as mulheres que vivem no campo e nas florestas.

Dentre elas, a instalação de 16 unidades básicas de saúde fluviais e dez centros de referência em saúde do trabalhador na região Amazônica. Um dos principais itens na pauta de reivindicação das Margaridas, a violência contra as mulheres, também teve destaque especial, com o anúncio da instalação de dez unidades móveis para atendimento de mulheres.

Além disso, Dilma Rousseff também anunciou que o governo vai publicar uma portaria que estabelece a escrituração conjunta de imóveis adquiridos pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário, as mulheres representam apenas 18,1% das titulares dos contratos.

“Tenho certeza de que o debate com os movimentos sociais é fundamental. As críticas e sugestões são essenciais. Estarei sempre junto, sempre aberta ao diálogo, a ouvir e escutar. E podem ter certeza que vocês têm em mim uma presidenta margarida”, finalizou.

O evento aconteceu no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade e reuniu também representantes das entidades de classe e da sociedade civil organizada.

Também estavam no encerramento da Marcha, as ministras chefes da Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, Luiza Helena Bairros; de Comunicação Social, Helena Chagas; de Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes, e da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, Iriny Lopes. Estiveram presentes ainda as ministras da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; da Cultura, Ana de Hollanda; do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence; o ministro chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho; e os senadores José Pimentel e Marta Suplicy.

00014396