No Distrito Federal são registrados em média 300 casos da doença por ano

" /> No Distrito Federal são registrados em média 300 casos da doença por ano

">

18/08/2011 às 03:00

Mutirão de combate à hanseníase

No Distrito Federal são registrados em média 300 casos da doença por ano

Por

Secretaria de Saúde

Moradores do Paranoá e do Itapoã serão atendidos por dermatologistas neste sábado (20/04). Um mutirão de combate à Hanseníase será realizado das 8h às 17h, no centro de saúde 01, na Quadra 21, Área Especial, no Paranoá e no centro de saúde da Quadra 378, conjunto L, Área Especial no Itapoã.

Os pacientes serão examinados por dermatologistas, por médicos do Programa Saúde da Família e por enfermeiros. Segundo a coordenadora do mutirão, enfermeira Maria Beatriz de Souza Miranda, o diagnóstico clínico da doença é possível já nesta primeira consulta. “A presença de mancha com alteração da sensibilidade indica a necessidade de tratamento. Quanto mais cedo o diagnóstico maior a possibilidade de cura”, ressalta a enfermeira.

Os pacientes com diagnóstico de hanseníase iniciarão o tratamento já neste sábado. Receberão a primeira dose da medicação, terão a próxima consulta agendada e serão inseridos no Programa de Combate à Hanseníase. O tratamento pode se prolongar por no mínimo seis meses e no máximo um ano, dependendo da gravidade e do estágio da doença.

No Distrito Federal são registrados em média 300 casos de hanseníase por ano. O Paranoá está entre as cidades com maior ocorrência da doença. São aproximadamente 25 casos por ano.

Além dos casos de hanseníase, pacientes que apresentarem outros problemas dermatológicos serão encaminhados para atendimento, com marcação de consulta com especialistas.

Saiba Mais:

A hanseníase é uma doença infecto contagiosa, crônica e de grande importância para a saúde pública devido à sua magnitude e seu alto poder incapacitante.

O Mycobacterium leprae, também conhecido como bacilo de Hansen, é um parasita intracelular obrigatório que apresenta afinidade por células cutâneas (pele) e por células dos nervos periféricos.

Quais os sinais e sintomas?

• Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com perda ou alteração de sensibilidade;

• Área de pele seca e com falta de suor;

• Área da pele com queda de pelos, especialmente nas sobrancelhas;

• Área da pele com perda ou ausência de sensibilidade;

Sensação de formigamento ou diminuição da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato. A pessoa se queima ou machuca sem perceber.

• Dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas, inchaço de mãos e pés.

• Diminuição da força dos músculos das mãos, pés e face devido à inflamação de nervos, que nesses casos podem estar engrossados e doloridos.

• Úlceras de pernas e pés.

• Nódulo (caroços) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.

• Febre, edemas e dor nas juntas.

• Entupimento, sangramento, ferida e ressecamento do nariz;

•Ressecamento nos olhos;

• Mal estar geral, emagrecimento;

Locais com maior predisposição para o surgimento das manchas: mãos, pés, face, costas, nádegas e pernas