Governador reinaugura hospital e centro de saúde na cidade. Novo quartel do Corpo Bombeiros também foi entregue no aniversário de 125 anos de Planaltina

" /> Governador reinaugura hospital e centro de saúde na cidade. Novo quartel do Corpo Bombeiros também foi entregue no aniversário de 125 anos de Planaltina

">

19/08/2011 às 03:00

Planaltina, 152 anos

Governador reinaugura hospital e centro de saúde na cidade. Novo quartel do Corpo Bombeiros também foi entregue no aniversário de 125 anos de Planaltina

Por

Suzano Almeida, da Agência Brasília

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, foi à Planaltina nesta sexta-feira acompanhado do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Eles foram presentear a cidade, em seu aniversário de 152 anos, com a entrega das obras do Hospital Regional de Planaltina, fechado para a reforma do pronto-socorro há cinco meses; do novo Centro de Saúde nº 03. No início da tarde o governador também inaugurou as novas instalações do 9º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar de Planaltina.

“Quando visitamos aqui em janeiro com o Gabinete de Crise, percebemos que era impossível qualquer ação devido à situação caótica. A situação era absolutamente indescritível para uma unidade hospitalar e por isso tomamos a decisão de fazer essa reforma completa”, declarou o governador Agnelo Queiroz. “Nossa missão é prestar um serviço público de qualidade para a nossa população, com assistência de qualidade e gratuita. O cidadão, independentemente de ter ou não plano de saúde, tem que ter uma assistência digna. Por isso estamos fazendo todo esse esforço para reconstruir área por área da rede de saúde”, acrescentou.

A de emergência do hospital possui 1.700 m² e foi inaugurada em 1988, sem jamais ter passado por uma reforma. O trabalho de recuperação do espaço custou cerca de R$ 1,9 milhão. Foram executadas ainda a reestruturação do telhado, piso e esquadrias de metal, além de pintura, instalações hidráulica e elétrica, bem como a criação de espaços próprios para os servidores e com mais conforto para os usuários. A emergência conta agora com duas novas áreas, destinadas às unidades de ortopedia e pediatria.

Ali, são atendidos em média 900 pessoas por dia. Somente no ano passado, foram realizados 546.116 atendimentos no local. Os pacientes foram direcionados a outras unidades de saúde enquanto durou a reforma, com interdição total da emergência. No entanto, o Hospital Regional de Planaltina não parou de funcionar: de março a agosto, os demais setores receberam 171.182 pacientes.

O secretário de Saúde do Distrito Federal, Rafael Barbosa, elogiou o esforço empreendido pelos servidores de todas as regionais para atender a população de Planaltina neste período. “Isso não era um pronto-socorro, mas um depósito de pacientes e que, com a ordem do nosso governador, fizemos o enfrentamento necessário para mudar”, destacou Rafael Barbosa.

Ele explica que a carga horária dos profissionais foi dobrada: de 20 para 40 horas semanais, atendendo a uma reivindicação da própria categoria. Também houve reforço nas equipes, graças à convocação de concursados (que já somam 3.250 profissionais da saúde empossados neste governo). Em Planaltina, chegaram 12 novos odontólogos, 11 auxiliares de enfermagem e seis agentes administrativos.

O ministro Alexandre Padilha reafirmou seu apoio e o da presidenta Dilma Rousseff às mudanças necessárias para a reconstrução da saúde pública no Distrito Federal. Ele ainda aproveitou a oportunidade para anunciar novas ações do governo federal em conjunto com o GDF.

“Estamos dando passos decisivos em conjunto. O primeiro será a construção de 22 unidades básicas de saúde, que serão construídas aqui. O dinheiro já está na conta para o processo de construção. Serão mais oito UPAs 24 horas, que já estão em construção também, e a reforma e reestruturação dos pronto-socorros” declarou Padilha.

Centro de Saúde nº 03

O Centro de Saúde nº 03 foi realocado para um novo prédio, na Rua Alexandre Salgado, no Setor Tradicional de Planaltina. O novo prédio possui 700 m² e deve toda sua infraestrutura restaurada para abrigar as equipes de saúde, que realizam cerca de 4 mil atendimentos por mês. O Centro de Saúde nº 03 atende a uma área de que abrange cerca de 55 mil habitantes, dos setores Tradicional, Sul, Bica do DER e condomínios do Itiquira.

Ali, a população terá atendimento nas especialidades básicas: clínica médica, pediatra, ginecologia, odontologia, nutrição e assistência social. No espaço também funcionarão grupos de diabéticos, hipertensos, idosos, de saúde da mulher e da criança, de vigilância epidemiológica, bem como salas de vacinação e de curativo.

Bombeiros ganham nova sede

Após se despedir do ministro Alexandre Padilha, o governador Agnelo Queiroz se dirigiu às novas instalações do 9º Grupamento de Bombeiro Militar de Planaltina. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Márcio de Souza Matos, explicou que o espaço foi pensado para melhorar o atendimento à comunidade e oferecer mais qualidade de trabalho aos profissionais do Corpo de Bombeiros.

O Comandante de Operações da corporação, Luiz Tadeu Blumm, afirmou que o novo quartel do grupamento tem padrões internacionais e que os investimentos materiais influirão nos recursos humanos. “A reconstrução dos novos batalhões dará melhores condições de trabalho, o que impactará de forma direta e positiva na qualidade dos serviços prestados à comunidade”, destacou.

Compareceram as cerimônias a primeira-dama do DF, Ilza Queiroz; os secretários de Governo, Paulo Tadeu; de Publicidade, Abimael Nunes; da Mulher Olgamir Amância; de Educação, Regina Vinhaes, e chefe da Casa Militar, tenente coronel Rogério Leão; o coordenador de Assuntos Internacionais do DF, Salviano Guimarães; o coordenador-chefe da Coordenadoria de Assuntos Legislativos, Wilmar Lacerda; os deputados distritais Patrício, Wasny de Roure, Chico Vigilante, Ailton Gomes, Joe Valle, Cristiano Araújo e Cláudio Abrantes; o subsecretário de Atenção à Saúde, Ivan Castelli; o administrador de Planaltina, Nilvan Pereira, e o diretor Regional de Saúde de Planaltina, Maurício Neiva Crispin, entre outras autoridades.

00014434