Jardim Botânico oferece 520 hectares abertos à visitação pública

" /> Jardim Botânico oferece 520 hectares abertos à visitação pública

">

22/08/2011 às 03:00

Flores e cores

Jardim Botânico oferece 520 hectares abertos à visitação pública

Por

Ailane Silva, da Agência Brasília

Com uma área de cerca de cinco mil quilômetros e 90% de sua paisagem original conservada, o Jardim Botânico de Brasília (JBB) oferece à população do Distrito Federal uma série atividades e passeios, que além de ter expressiva acessibilidade também às pessoas com necessidades especiais, também realiza ações para preservação do meio ambiente.

A população também pode contar com uma série de melhorias e obras concluídas neste ano. Entre elas estão a reforma do Jardim de Cheiro, do Orquidário Margaret, da Casa de Chá, a construção de uma trilha de quatro quilômetros de extensão pavimentada, além da construção de lagos artificiais. Um novo espaço, batizado de Jardim Japonês, também está em obras.

Além disso, respeitando a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) do Ministério do Meio Ambiente, o Jardim Botânico de Brasília preconiza o desenvolvimento de pesquisas, conservação e preservação do meio ambiente e a educação ambiental.

Segundo o diretor executivo, Jeanitto Gentiline Filho, o JBB possui 520 hectares abertos à visitação e uma área de preservação ecológica, denominada Estação Ecológica do JBB, com cerca de quatro mil hectares em que a entrada só é permitida com autorização . “Nestas áreas já foram identificadas e catalogadas mais de 2000 espécies de plantas”, ressaltou.

O local também abriga cerca de 180 espécies de mamíferos, 787 espécies de aves, 1.735 de borboletas e 14.425 de abelhas, besouros, formigas, cupins e vespas. Na Estação Ecológica, existem quatro pontos para captação de água utilizados pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb).

Para fazer a manutenção da área, realizar as pesquisas e promover a educação ambiental da população, o JBB possui uma equipe técnica que integra três superintendências: Técnico Científico, Educação Ambiental e Pesquisa, além da Administração. Entre os profissionais estão biólogos, agrônomos, engenheiros florestais, arquitetos, paisagistas, educadores ambientais, entre outros.

O diretor do órgão explica que os estudos realizados internamente são repassados para a população de várias formas, por meio de um trabalho estratégico. Um deles é o trabalho realizado no espaço Educação Ambiental. “Recebemos, durante a semana, várias turmas de alunos, principalmente de escolas públicas do DF. Um educador ambiental leva as crianças para conhecer o local e ensinar sobre os cuidados que se deve ter com o meio ambiente. Recebemos em média de duas a quatro escolas por dia no local, além da população, que aos finais de semana chega a 600 visitantes em apenas um dia”, completou.

Quanto a outras ações desenvolvidas estão a de recuperação de áreas degradadas, por meio do projeto Revivendo o Cerrado, tanto no interior do parque, quanto em outros locais; e os Viveiros, que auxiliam na reprodução das espécies nativas do cerrado e também contribuem com o herbário que possui, atualmente, 200 espécies (local que abriga plantas secas, sementes e frutos).

ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO

O Jardim Botânico de Brasília possui uma trilha pavimentada com 4 quilômetros de extensão que dá acesso aos principais pontos de visitação a cadeirantes e mães com carrinhos de bebê. Além disso, pessoas com deficiência auditiva e visual podem desfrutar do Jardim de Cheiros, Jardim Sensorial, entre outros atrativos.

PRESERVAÇÃO DE ESPÉCIES EM EXTINÇÃO

Para evitar o desaparecimento de 14 espécies de orquídeas que estão em extinção, a equipe de profissionais do Jardim Botânico de Brasília iniciou, há aproximadamente sete anos, um trabalho de reprodução das plantas, batizado de Orquídeas do Cerrado, a vida in vitro.

Os espécimes podem passar até seis anos in vitro, com uma taxa de sucesso de 90%. Em seguinda, as plantas vão para o processo de aclimatação e ficam prontas para serem plantadas no próprio JBB e também na área urbana do DF. Dessa forma, a sobrevivência das espécies é garantida. Até agora, 100 mil mudas foram produzidas.

PARCERIAS

O diretor do JBB, Jeanitto Filho, lembra que para cada espécie de plantas é necessário um pesquisador, além dos profissionais que precisam cuidar de outras áreas do Jardim Botânico. Por isso, ele ressaltou que é relevante estabelecer as parcerias com outras instituições. “Hoje, nós temos parcerias com a Universidade de Brasília (UNB), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Reserva Ecológica de Geografia e Estatística (IBGE), entre ouitros”, disse.

Ainda de acordo com Filho, a Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal e o Ibram têm direcionado esforços para qualificar os espaços de visitação do JBB, bem como fortalecer as ações de combate a incêndios florestais na Estação ecológica do JBB.

Projetos

Conhecer para Cuidar – O Jardim Botânico de Brasília na vizinhança

Em parceria com a UNB, são realizadas palestras, oficinas e a conscientização do público das áreas vizinhas ao Jardim Botânico de Brasília. Projeto realizado pelas áreas de Educação Ambiental e Comunicação Social

Reabilita – Pesquisadores devolvem animais à vida selvagem

Por meio de uma casa-mata que fica na Estação Ecológica, macacos bugio – advindos de apreensão feita pelo Ibama – são enviados ao Jardim Botânico e readaptados.

CALENDÁRIO CULTURAL

O JBB tem uma agenda de eventos, feiras e encontros que destacam o cerrado brasileiro como expressão de sua diversidade ambiental. Confira abaixo os próximos eventos.

Agenda de eventos

22 de agosto

Seminário Eficiência Energética e Sustentabilidade das Edificações do JBB

Promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e JBB

Horário: Das 14 às 17h

24 de agosto

Lançamento do projeto Concertos no Jardim em parceria com a Escola de Música de Brasília.

Apresentação da banda primeiro sons composta por professores e alunos da Escola de Musica de Brasília

Horário: 16h

14 de Setembro

Inauguração da Exposição Fotográfica Flores do Lavrado

Horário: 16h

CONHEÇA

Os visitantes podem desfrutar, além da paisagem natural, do Mirante, Jardim de Cheiro, Jardim Sensorial, Jardim Evolutivo, Educação Ambiental, Permacultura, Horto Medicinal, Centro de Visitantes, Orquidário Margaret, Casa de Chá, Trilha da Fauna, Trilha do Mirante, Trilha Poética, Herbário, entre outros.

SERVIÇO

Jardim Botânico de Brasília

Funcionamento: De terças-feiras a domingos

Horário: 6h às 8h30 (Entrada gratuita para realizar caminhadas), e de 8h30 até 17h30 (Entrada custa R$2 e menores de 10 anos e maiores de 60 não pagam).

Para agendar visitas escolas ou grupos podem marcar e receber a orientação de um guia pelo telefone 3366-1438.

00014512