Agnelo Queiroz participa de lançamento do evento organizado pelo Sebrae-DF, que, neste ano, terá a Copa do Mundo de 2014 como tema

" /> Agnelo Queiroz participa de lançamento do evento organizado pelo Sebrae-DF, que, neste ano, terá a Copa do Mundo de 2014 como tema

">

23/08/2011 às 03:00

Governador na Feira do Empreendedor

Agnelo Queiroz participa de lançamento do evento organizado pelo Sebrae-DF, que, neste ano, terá a Copa do Mundo de 2014 como tema

Por

Victor Ribeiro, da Agência Brasília, com informações do Sebrae/DF

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, abriu na manhã desta terça-feira a solenidade de lançamento da Feira do Empreendedor 2011, no auditório do Conselho Federal de Contabilidade. O Sebrae-DF, que organiza o evento, apresentou detalhes sobre a estrutura e o funcionamento da feira, que tem periodicidade bienal e, neste ano, traz a Copa do Mundo de 2014 e suas oportunidades de negócios como tema principal.

A Feira do Empreendedor é o principal evento para difusão da cultura do empreendedorismo e promoção de geração de negócios no país. A edição deste ano vai ocorrer entre os dias 5 e 9 de outubro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O evento contará com 150 estandes com oportunidades e Rodadas de Negócios, além de cursos, oficinas e palestras nas áreas gerencial, jurídica e tecnológica. A estimativa de público é de 25 mil pessoas.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-DF, José Sobrinho Barros, deu boas vindas ao evento e, em seguida, o governador Agnelo Queiroz fez o discurso de abertura.

“A Feira do Empreendedor expande os horizontes da perspectiva profissional dos jovens para além do concurso público e coloca em evidência a vocação do Distrito Federal para a prestação de serviços. Prepara também a região, não só para os eventos esportivos que vamos receber, mas para todos os grandes eventos que virão” avaliou o governador.

De acordo com a gerente de Acesso ao Mercado do Sebrae-DF, Adriana Susarte, “a ideia é criar um meio dinâmico de oferta e procura de oportunidades de negócios, apresentando todas as ferramentas necessárias para que empreendedores se tornem empresários e empresas já estabelecidas ampliem ou modernizem suas atividades.”

Copa do Mundo – Com o lema “Agarre as oportunidades de 2014”, o foco da Feira serão as perspectivas de negócios para a Copa de 2014 e como este evento esportivo poderá influenciar os pequenos empreendimentos. Levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com o Sebrae, apontou as oportunidades de negócios que serão intensificados pelo Mundial: 50 delas serão apresentadas durante a feira, com o objetivo de preparar os empresários para este mega evento esportivo.

Além de ser uma das cidades sede da Copa do Mundo de 2014 e lutar para receber a abertura do Mundial, Brasília foi confirmada como sede da Copa das Confederações, em 2013, e da Copa América, em 2015. A capital federal receberá também os jogos de futebol masculinos e femininos nas Olimpíadas de 2016 e formalizou candidatura para sediar os jogos universitários (Universíade) em 2017.

Qualificação – Na última edição da Feira, em 2009, o Sebrae-DF capacitou mais de 8,6 mil pessoas, prestou cerca de 5 mil consultorias e promoveu a geração de R$ 21, 5 milhões em negócios.

“No Distrito Federal, estamos trabalhando em todas as frentes para gerar mais oportunidades”, destacou o governador Agnelo Queiroz, lembrando que o GDF está investindo R$ 2 milhões no aperfeiçoamento dos recursos humanos, com o Qualificopa, que vai oferecer cursos para formação de mão de obra em diversas áreas.

O Governo do DF investiu também no fortalecimento do empreendedorismo, com a sanção da Lei da Micro e Pequena Empresa que, além de regulamentar a lei federal para o segmento, estabeleceu que 10% das compras do GDF devem ser feitas com micros e pequenas empresas, e 25% das licitações devem ser voltadas para o setor.

Agnelo Queiroz também explicou que as obras de infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014 vão resultar numa acelerada demanda por mão de obra. “A construção da nossa arena multiuso, a ampliação do aeroporto e do setor hoteleiro, e as obras no setor de mobilidade urbana serão grandes geradores de emprego, renda e desenvolvimento para toda a região”, afirmou.

Infraestrutura – Na estrutura prevista para o Mundial da Fifa, o maior destaque é para o Estádio Nacional de Brasília, que já tem 35% das obras concluídas. De acordo com o governador, mesmo depois das competições esportivas, o estádio continuará recebendo grandes eventos, porque será uma arena multiuso.

“Nossa arena será um grande centro cultural e comercial, um local estratégico para o desenvolvimento econômico e a expansão do nosso potencial turístico”, disse Agnelo Queiroz. “Terá até campo de futebol, mas será muito mais que um estádio”, brincou.

Também estiveram presentes à solenidade os secretários Particular do governador, Bolivar Rocha; de Governo, Paulo Tadeu; de Micro e Pequena Empresa, Dirsomar Chaves, e de Turismo, Luis Otávio Neves; o administrador regional de Brasília, José Messias de Souza; o deputado distrital Chico Vigilante; o economista e apresentador de TV Ricardo Amaral e o ex-jogador de futebol Raí.

00014579